LIMA, JOSÉ FRANCISCO DA SILVA

De Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1970)
Revisão de 00h30min de 10 de agosto de 2023 por Ana.guedes (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Outros nomes e/ou títulos: Lima, Silva

Resumo: José Francisco da Silva Lima nasceu em 15 de janeiro de 1826, na aldeia de Vilarinho, Portugal. Veio para o Brasil com 14 anos e se fixou na cidade de Salvador, na província da Bahia. Na Faculdade de Medicina da Bahia obteve o grau de doutor em 1851, com a tese "Dissertação philosophica e critica a cerca da força medicatriz da natureza". Integrou a Escola Tropicalista Baiana, foi um dos fundadores e editor da Gazeta Medica da Bahia, e autor de "Ensaio sobre o beribéri no Brasil" (1872). Faleceu, na cidade de Salvador, em 10 de fevereiro de 1910.

Dados pessoais

José Francisco da Silva Lima, filho de Manoel Francisco da Silva, nasceu em 15 de janeiro de 1826, na aldeia de Villarinho, na província da Beira, Portugal (JACOBINA, 2021). Sua filha Maria Amélia da Silva Lima casou-se com Manuel Victorino Pereira, médico e vice-presidente (1896) da República no mandato de Prudente de Morais (SARMENTO, 2015).

Naturalizou-se cidadão brasileiro em 1862. Foi agraciado com a Comenda da Ordem de Cristo de Portugal.

Faleceu aos 84 anos, na cidade de Salvador, em 10 de fevereiro de 1910.

Trajetória profissional

José Francisco da Silva Lima veio para o Brasil com 14 anos e se fixou na cidade de Salvador, na província da Bahia. Inicialmente trabalhou no comércio, mas depois realizou os cursos preparatórios e ingressou naFaculdade de Medicina da Bahia. Nesta instituição obteve o grau de doutor em 1851, com a tese “Dissertação philosophica e critica a cerca da força medicatriz da natureza”.  

Realizou viagens à Europa, em várias ocasiões (1853, 1858, 1870, 1875 e 1881), para aperfeiçoamento de seus estudos médicos.

Participou da criação da Escola Tropicalista Baiana, juntamente com Otto Edward Henry Wucherer e John Ligertwood Paterson. Denominada posteriormente como Escola Parasitológica e Tropicalista da Bahia (NAVA, 2003) e principalmente como Escola Tropicalista Baiana (CONI, 1952), consistiu em um grupo de médicos, todos estabelecidos na Bahia, que se dedicaram, a partir da década de 1860, à pesquisa da etiologia das doenças tropicais que acometiam principalmente as populações pobres do país. Este movimento iniciou-se com a realização, em 1865, de palestras noturnas na residência de Paterson, duas vezes por mês, nas quais eram tratados assuntos diversos relativos à profissão médica, como casos clínicos ocorrentes, exames microscópicos ou oftalmomoscópicos, inspeção de doentes, etc., e novidades científicas. Os fundadores da Escola Tropicalista Baiana são considerados predecessores da medicina experimental no país (CONI, 1952).

José Francisco da Silva Lima dedicou-se a estudos anatomopatológicos, sendo pioneiro na descrição da doença ainhum (alteração nos dedos do pé). O dermatologista Egas Moniz Barreto de Aragão, na memória intitulada “Maladie de Silva Lima”, apresentada à Societé de Médecine de Paris em 18 de outubro de 1905, reivindicou que fosse ratificada por todos a primazia de Silva Lima no estudo do ainhum.  

Também realizou pesquisas sobre filariose (elefantíase), dracunlose, maculo (diarréia que acometia os escravos novos), tuberculose, beribéri, acidentes com envenenamento por um vegetal brasileiro, aneurisma e obstetrícia. 

Foi um dos fundadores e editor (de julho de 1866 a 1910) da Gazeta Médica da Bahia, periódico criado em 1866 e publicado por uma associação de facultativos, em Salvador, no qual foram divulgados muitos de seus estudos e dos demais integrantes da Escola Tropicalista Baiana. Destaca-se a publicação de cerca de vinte trabalhos seus sobre o beribéri sob o título de “Contribuição para a história de uma moléstia que reina atualmente na Bahia, sob a forma epidêmica, e caracterizada por paralisia, edema e fraqueza geral”. Esses trabalhos foram publicados, em 1872, em forma de livro com o título “Ensaio sobre o beribéri no Brasil”. Alguns de seus artigos foram, também, publicados em Lisboa, Paris e Londres.

José Francisco da Silva Lima não integrou o corpo docente da Faculdade de Medicina da Bahia. A prática e ensino de suas pesquisas, assim como dos demais fundadores da Escola Tropicalista Baiana, foram realizadas no Hospital da Caridade, da Santa Casa da Misericórdia da Bahia. Dirigiu os serviços de clínica médica deste hospital, no qual atuou por 24 anos. 

As sessões de estudos práticos dos alunos da Faculdade de Medicina da Bahia eram realizadas na sala de autopsias no Hospital da Caridade sob a direção de diversos professores, incluindoJosé Francisco da Silva LimaOtto Edward Henry Wucherer e John Ligertwood Paterson. Antonio Pacífico Pereira destacou que nestas sessões eram feitos trabalhos anatômicos, operações, autopsias clínicas e investigações anátomo-patológicas de interesse científico, e que no seio destas surgiram alguns dos estudos de patologia inter-tropical sobre hipoemia, ancilostomíase, quilúria e beribéri, publicados posteriormente pelos fundadores da Escola Tropicalista Baiana, Silva Lima, Paterson e Wucherer.

Orientou os estudos de anatomia de Antonio Pacífico Pereira, como foi por este descrito na biografia que escreveu de seu mestre:

“O provecto e distincto cirurgião espontânea e desinteressadamente offereceu-se para guiar meus estudos, servindo-me de explicador, em sua própria casa, onde em serões, três vezes por semana, passávamos duas a tres horas a estudar anatomia em peças anatômicas e em bellas estampas de Bourgery e Jacob, de Bonamy e Beau, de Ludovic Hirschfeld e outros, das quaes o erudito pratico possuía excellente colleção em sua preciosa bibliotheca”.  (PEREIRA, 1910, p. 337)

José Francisco da Silva Lima manteve em sua casa um criadouro de animais de laboratório, considerado o primeiro no país, e periodicamente reunia-se com Otto Edward Henry Wucherer e John Ligertwood Paterson para discutir o avanço das observações realizadas.

Foi membro do Conselho Geral da Saúde Pública da Bahia. 

Integrou a Comissão Médica, nomeada pela Câmara Municipal em abril de 1883, para estudar a enfermidade que incidia de forma expressiva em Itapagipe, Bahia.

Integrou a comissão paroquial de Sant´Anna (Bahia) para o serviço de vacinação e revacinação (1883).

Foi membro da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa, da Sociedade Médica Argentina, da Academia Nacional de Medicina, do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e da Associação Médico-Farmacêutica Pernambucana. Foi também sócio da Sociedade Médica da Bahia, do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro

Foi um dos fundadores, presidente (1876) e membro do conselho administrativo (1879) da Sociedade Médico-Pharmaceutica de Beneficência Mutua, criada em 1867, com o objetivo de reunir médicos e farmacêuticos em ações de confraternidade e benevolência, e ampará-los nos momentos de pobreza, e regular os direitos e proteger os interesses destas categorias profissionais.
Foi presidente de honra da Sociedade de Medicina da Bahia (1888). 

Presidiu o 3º Congresso de Medicina e Cirurgia, promovido pela Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, realizado em Salvador de 15 e 25 de outubro de 1890.

Foi presidente do Conselho Geral Sanitário, da Bahia, desde sua criação (1901) até o ano de 1907, quando se retirou por motivo de saúde, recebendo então o título de Presidente Honorário desta instituição.

O médico e orador do Instituto Geographico e Histórico da Bahia, Braz Hermenegildo do Amaral, ao homenageá-lo nas páginas da Gazeta Medica da Bahia, ressaltou o fato de Silva Lima ter sido o autor do primeiro artigo para o Diario da Bahia, e importante colaborador em diversos periódicos de circulação diária, com textos especialmente sobre a higiene pública (AMARAL, 1910).  Destacou, ainda, seu envolvimento com a discussão sobre a ética profissional, pois teria sido comentador do “Code of Medical Ethics of the American Medical Association” (1847). A Gazeta Medica da Bahia, quando sob sua editoria, publicou em 1867 (Gazeta Medica da Bahia, anno II, n.32, p.86-90, 31 de outubro de 1867; anno II, n.33, p.97-99, 15 de novembro de 1867; anno II, n.34, p.109-11, 30 de novembro de 1867) o texto intitulado “Código de Ethica Medica adaptado pela Associação Medica Americana”, no qual apresentava algumas considerações sobre este código e a transcrição dos artigos do código traduzidos para o português.   

Egas Moniz Barreto de Aragão considerou Silva Lima o fundador da patologia tropical moderna no Brasil (MONIZ, 1910).

A Gazeta Medica da Bahia, de fevereiro de 1910, foi dedicada a José Francisco da Silva Lima, com a publicação de textos em sua homenagem de autoria dos médicos Antonio Pacífico Pereira, Egas Moniz e Braz Hermenegildo do Amaral, e de alguns de seus trabalhos.

Produção intelectual

- “Dissertação philosophica e critica a cerca da força medicatriz da natureza”.  Bahia, 1851. Tese de (Doutorado) - Faculdade de Medicina da Bahia.
- “Terapêutica. Óleo sinapisado para substituir as cataplasmas de mostarda”. Gazeta Médica da Bahia, Salvador, anno I, n. 2, p.16-17, 25 de julho de 1866.
- “Anesthesia local”. Gazeta Médica da Bahia, anno I, n. 3, p.25-27, 10 de agosto de 1866; anno I, n.5, p.49-51, 10 de setembro de 1866.
- “Hospital da Caridade. Tumores fibrosos do utero, kystos dermoides de ambos os ovários, e polypo do útero; morte; atopsia; reflexões”. Gazeta Médica da Bahia, anno I, n.4, p.43-46, 25 de agosto de 1866.
- “Registro clinico. Envenenamento de duas pessoas pela trombeteira (Datura arborea Lin.)”. Gazeta Medica da Bahia, anno I, n.6, p.67-68, 25 de setembro de 1866.
- “Hernia por eventração, sahida do utero gravido por entre os músculos rectos, e inclinação d’este orgam sobre o pubis e parte superior das côxas”. Gazeta Médica da Bahia, anno I, n.8, p.92-93, 25 de outubro de 1866.
- “Trabalho original. Contribuição para a historia de uma moléstia que reina actualmente na Bahia sob a forma epidemica e caracterisada por paralysia, edema e fraqueza geral”. Gazeta Médica da Bahia, anno I, n.10, p.110-113, 25 de novembro de 1866; anno I, n.11, p.125-128, 10 de dezembro de 1866; anno I, n.12, p.138-139, 25 de dezembro de 1866; anno I, n. 14, p.158-161, 25 de Janeiro de 1867; anno I, n.16, p.183-185, 25 de fevereiro de 1867; anno I, n.17, p.196-198, 10 de março de 1867;  anno I, n.19, p.219-220, 10 de abril de 1867; anno I, n.20, p.232, 235, 25 de abril de 1867;  anno I, n.21, p.243-245, 10 de maio de 1867;  anno I, n.23, p.268-270, 10 de junho de 1867;  anno II, n.25, p.2-6, 15 de julho de 1867;  anno  II, n.27, p.28-30, 15 de agosto de 1867; anno II, n.29, p.49-55, 15 de setembro de 1867;  anno II, n.30, p.65-68, 30 de setembro de 1867; anno II, n.33, p.99-104, 15 de novembro de 1867;  anno III, n.53, p.55-56, 15 de outubro de 1868; anno III, n.56, p.85-87, 30 de novembro de 1868; anno III, n.58, p.109-111, 31 de dezembro de 1868;  anno  III, n.60, p.133-135, 30 de janeiro de 1869; e  anno III, n.61, p.145-147, 15 de Fevereiro 1869.
- “Registro clinico. Expectoração de materias fecaes em uma mulher affectada de phthisica pulmonar; comunicação do colon com o bronchio esquerdo”. Gazeta Médica da Bahia, anno I, n.12, p.139-141, 25 de dezembro de 1866. 
- “Trabalho original. Estudo sobre o – ainhum, - molestia ainda não descripta, peculiar à raça ethiopica, e affectando os dedos minimos dos pés”. Gazeta Médica da Bahia, anno I, n.13, p.146-151, 10 de janeiro de 1867; anno I, n.15, p.172-176, 10 de fevereiro de 1867.
- “Registro clinico. Prenhez extra-uterina de 18 mezes: extracção do feto pela incisão abdominal; morte no 19º dia depois da operação; autopse; reflexões”. Gazeta Médica da Bahia, Salvador, anno I, n.22, p.255-261, 25 de maio de 1867. Artigo publicado, inicialmente, na Gazeta Medica de Lisboa, de 1.III.1860. Vertido para o francês e inglês e estampado na Union Médicale e no British Medical Journal. Citado no Year Book da New Sydenham Society, 1860. 
- “Registro clinico. Hérnia inguinal estrangulada em um homem de noventa anos; operação; morte inesperada no sétimo dia; grande derramamento de sangue no tudo intestinal revelado pela autópsia.” Gazeta Médica da Bahia, anno II, n.31, p. 79-81, 15 de outubro de 1867.  
- “Registro clinico. Alguns casos de aneurisma intra-torácico: autopsia e comentários. Aneurisma da aorta imediatamente abaixo da crossa; ruptura do saco, e formação de um aneurisma difuso: ruptura d’este para a pleura direita, e morte instantânea mais de 38 Horas depois do primeiro acidente; autopsia.”  Gazeta Médica da Bahia, anno II, n.36, p.133-136, 31 de dezembro de 1867.
- “Registro clinico. Hematocele retro-uerina; ruptura espontânea pela Vagina; supuração do kisto; cura; reflexões” . Gazeta Médica da Bahia, anno II, n.34, p.111-117, 30 de Novembro de 1867.
- “Registro clínico. Alguns casos de aneurisma intra-toráxico; autopsia e comentários. Aneurisma duplo da aorta torácica: compressão da traquéia, do esôfago, e das artérias carótida primitiva e subclávia esquerdas; obliteração d’esta última na sua origem; morte súbita”. Gazeta Médica da Bahia, anno II, n. 37, p.146-149, 15 de Janeiro de 1868.
- “Registro clinico. Alguns casos de aneurisma intra-torácico; Autopsia e comentários. Aneurisma da aorta comunicando com artéria pulmonar, encontrado pela autopsia em um caso de hypoemia intertropical.”Gazeta Médica da Bahia, anno II, n.42, p.206-211, 31 de março de 1868.
- “Medicina. O tratamento da angina diphtherica pelas flores de enxofre”. Gazeta Médica da Bahia, anno III, n.50, p.13-17, 31 de agosto de 1868.
- “Medicamentos indígenas do Pará contra dysenteria e diarrhea”. Gazeta Médica da Bahia, anno III, n.59, p.121-123, 15 de janeiro de 1869.
- “Cirurgia. Fistula vesico-vaginal; operação pelo processo americano; resultado satisfatorio”. Gazeta Médica da Bahia, anno III, n.65, p.193-198, 15 de abril de 1869.
- “Medicina. Atrophia muscular progressiva tratada vantajosamente pelos preparados d ‘arsenico”. Gazeta Médica da Bahia, anno III, n.68, p.229-234, 31 de maio de 1869.
- “Medicina. Caso de transmissão de um ruído cardíaco anormal a todas as regiões do tronco”. Gazeta Médica da Bahia, anno III, n.73, p.1-4, 15 de agosto de 1869. 
- “Higiene publica. A febre amarela importada pelo vapor Guiscardo. Transmissão da moléstia a uma pessoa nesta cidade”.  Gazeta Médica da Bahia, v. IV, n.75, p.25-28, 15 de setembro de 1869. Também foi publicado em francês da Gazete Medicale de Paris, tomo 1º, 1872.
- “Medicina. Cianose e tísica pulmonar; morte; sutopsia, comunicação entre os ventrículos do coração e aperto considerável do orificio pulmonar”. Gazeta Médica da Bahia, v. IV, n.81, p.97-99, 15 de setembro de 1869.
- “Correspondência. Carta do Dr.J.F. da Silva Lima à Gazeta Medica da Bahia, transcrevendo a que dirigiu à Tribune Médicale, de Paris, sobre o artigo constante do nº117 desta revista, sobre o trabalho que publicou na G.M.B., nº68:229-234, datado de 31.V.1869, sobre Atrofia muscular progressiva tratada vantajosamente pelos preparados de arsenico. Gazeta Médica da Bahia, v. IV, n.85, p.154-155, 15 de fevereiro de 1870.
- “Medicina. Sobre a incubação prolongada na febre amarella”. Gazeta Médica da Bahia, v. IV, n.87, p.169-171, 15 de março de 1870.
- “Cirurgia. Nota sobre um caso de fimose congênita, com dilatação considerável do prepúcio, o qual continha em sua cavidade trinta e quatro cálculos”.  Gazeta Médica da Bahia, v.IV, n.88, p.183-184, 31 de março de 1870.
- “Medicina. Terapêutica. Tratamento do Dr.Beauperthuy contra a elephantíase dos gregos”. Gazeta Médica da Bahia, v.V, n.97, p.4-5, 15 de agosto de 1871; v.V, n.100, p.45-46, 30 de setembro de 1871; v.V, n112, p.237-240, 31 de março de 1872; v.V, n.117, p.313-316, 15 de junho de 1872; v.V, n.120, p.361-365, 31 de julho de 1872; v.VII, n.145, p.5-8, 15 de agosto de 1873.
- “Medicina. Beriberi na Província de Santa Catarina". Gazeta Médica da Bahia, Salvador, v.V, n.98, p.13-14, 31 de agosto de 1871.
- “BIbliographia. EsTudo sobre as condições higiênicas dos navios encouraçados; as moléstias mais freqüentes a seu bordo e os meios de combater as causas da insalubridade neles existentes”. Gazeta Médica da Bahia, v.V, n.104, p.115-117, 30 de novembro de 1871.
- “Medicina. Febre remitente". Tradução do trabalho ´Malaria fevers` do Dr.W.C. Maclean. Gazeta Médica da Bahia, v.V, n.113, p.249-255, 15 de abril de 1872.
- “Eclampsia com albuminuria no sexto mês da gestação; aborto espontâneo; restabelecimento completo. Reflexões”. Gazeta Médica da Bahia, v.VI, n.125, p.75-79, 15 de outubro de 1872.
- “Ensaio sobre a beriberi no Brasil”. Bahia: J.B. Martim, Catilina E. C., Viúva Lemos, 1872. 
- “Medicina. Epidemiologia. A febre amarela na Bahia de 1872 a 1873; o que recear de sua presença a nossa população; o que se fez e o que se deve fazer para atenuar os efeitos”.Gazeta Médica da Bahia, v.VII, n.133, p.193-196, 15 de fevereiro de 1873; v. VII, n.135, p.225-229, 15 de março de 1873; v.VII, n.138, p.273-276, 30 de abril de 1873.
- “Cirurgia. Sobre dois raros acidentes da paracentese abdominal”.  Gazeta Médica da Bahia, v. VII, n.148, p.49-53, 30 de setembro de 1873.
- “Estado sanitário da cidade; moléstias reinantes”. Gazeta Médica da Bahia, v.VII, n.149, p.65-67, 15 de outubro de 1873.
- “Medicina. A febre amarella no Rio de Janeiro em 1873". Relatório da Comissão Central Portuguesa de Socorros. Gazeta Médica da Bahia, v.VII, n.159, p.225-228, 15 de março de 1874; v.VII, n.160, p.241-244, 31 de março de 1874.; v.VII, n.162, p.273-276, 30 de abril de 1874.
- “Medicina. Casos de glycosuria; varíola intercorrente; desaparecimento de açúcar na urina".  Gazeta Médica da Bahia, v. VII, n.163/164, p. 289-292, 15 a 31 de maio de 1874.
- “Medicina. A varíola no Hospital da Caridade no período de 19 anos, desde 1855 a 1873”. Gazeta Médica da Bahia, v. VII, n.165, p.321-325, 15 de junho de 1874.
- “Medicina. Memória sobre a hematúria quilosa ou gordurosa dos países quentes, pelo Sr. Dr. J. Creveaux. Anotações e comentários de Silva Lima". Gazeta Médica da Bahia, Bahia, anno VIII, n.1, p.6-22, janeiro, 1876; anno VIII, n.2, p.49-63, fevereiro, 1876; anno VIII, n.3, p.97-111, março, 1876.
- “Asylo de S. João de Deos (alienados)”. Gazeta Médica da Bahia, anno VIII, n.2, p.78-85, fevereiro, 1876.
- “Obstetrícia. Caso de prenhez reputada extra-uterina; erro de diagnostico motivado pela presença de um tumor fibroso intersticial do Segmento Inferior do útero”. Gazeta Médica da Bahia, anno VIII, n.4, p.167-174, abril, 1876.
- “Higiene. Estado sanitário da cidade durante os últimos quatro meses; moléstias reinantes”. Gazeta Médica da Bahia, anno VIII, n.5, p.193-201, maio, 1876.
- “Variedade. Timbrômetro; novo apparelho para demarcar os orgãos internos”. Gazeta Médica da Bahia, anno VIII, n.7, p.326-328, julho, 1876.
- “Chronica sanitária. Modificações meteorologicas de 15 de maio a 30 d´agosto; moléstias reinantes; asylo de mendicidade; enfermaria especial de partos”. Gazeta Médica da Bahia, anno VIII, n.9, p.385-391, setembro, 1876.
- “Sociedade Médico-pharmaceutica de Beneficência Mutua. Allocução do Presidente Dr. Silva Lima na sessão annual de 8 de setembro”. Gazeta Médica da Bahia, anno VIII, n.10, p.433-438, outubro, 1876.
- “Chronica sanitaria. Modificações meteorológicas; erysipela e lymphangite; cólicas e diarrhéas; febres paludosas e typhicas; beriberi; febre amarella; variola”. Gazeta Médica da Bahia, anno VIII, n.12, p.529-534, dezembro, 1876.
- “Pathologia intertropical. Colica secca dos paizes quentes”. Gazeta Médica da Bahia, anno VIIII, n.11, p.481-490, novembro, 1876. 
- “Helminthologia. Sobre o capitulo Anchylostomo duodenal. Chlorose do Egypto. Hypoemia intertropical, da dissertação Moléstias parasitarias mais freqüentes nos climas intertropicaes, do Dr.M.Victorino Pereira,”. Gazeta Médica da Bahia, anno IX, n.1, p.19-31, janeiro, 1877.
- “Psiquiatria. Asylo de S. João de Deos (alienados). Segundo Relatório annual do medico -director”.  Gazeta Médica da Bahia, anno IX, n.2, p. 82-86, fevereiro, 1877.
- “Chronica sanitária. Meteorologia; moléstias prediominantes: febres paludosas, febre amarella, beribéri; o asylo de mendicidade; a enfermaria de partos”. Gazeta Médica da Bahia, anno IX, n.3, p. 106-113, março, 1877.
- “Cirurgia. Espinha de peixe no esophago; expulsão do corpo extranho cravado em uma escara gangrenosa”.  Gazeta Médica da Bahia, anno IX, n.3, p. 113-117, março, 1877.
- “Therapeutica. Contribuição para a historia da araroba, pó de Goa e pó da Bahia; sua procedencia, identidade, composição e propriedades therapeuticas. Acido chrysophanico”. Gazeta Médica da Bahia, anno IX, n.4,  p.167-177, abril, 1877; anno IX, n.5, p.215-224, maio, 1877; anno IX, n.6, p.269-274, junho, 1877; anno IX, n.7, p.321-326, julho, 1877; anno IX, n.8, p.363-368, agosto, 1877; anno IX, n.9, p.402-410, setembro, 1877;  anno IX, n.10, p.451-454, outubro, 1877; anno IX, n.11, p.504-509, novembro, 1877; anno IX, n.12, p.554-562, dezembro, 1877.
- “Chronica sanitaria. Meteorologia de março, abril e maio; molestias reinantes; febre amarela; beriberi nas guarnições naval e militar; eficácia do clima de Itaparica n’esta moléstia; varíola”.  Gazeta Médica da Bahia, anno IX, n.6, p.257-265, junho, 1877.
- “Helmintologia. Nota sobre a filaria medinense (Bicho da Costa); endemicidade d’este parasita na provincia da Bahia, e seu ingresso no corpo humano pela agua em bebida”. Gazeta Médica da Bahia, anno IX, n.7, p.301-316, julho, 1877.
-“Helmitologia. Nova phase na questão da natureza verminosa da chyluria; Descoberta do representante adulto da filaria de Wucherer”.  Gazeta Médica da Bahia, anno IX, n.9, p.387-396, setembro, 1877; anno IX, n.11, p.481-492, novembro, 1877.
- “Helmintologia. Novos factos para a historia da filaria de Wucherer; descobrimento da filaria adulta no Rio de Janeiro; carta do Dr. Pedro S. de Magalhães”.  Gazeta Médica da Bahia, anno IX, n.12, p.538-546, dezembro, 1877.
- “Chronica sanitaria. Meteorologia; febres; varíola; o beribéri e a agua d’´Itaparica; as exhalações dos predios incendiados.”  Gazeta Médica da Bahia, anno IX, n.12, p.529-537, dezembro, 1877.
- “Correspondência scientifica. Novo acariano”. Gazeta Médica da Bahia, anno X, n.1, p.529-537, janeiro, 1878.
- “Correspondencia scientifica. O fallecido Dr. Wucherer e a filaria bancrofti. Carta do Dr.Silva Lima à Lancet , de Londres”.  Gazeta Médica da Bahia, anno X, n.4, p.181-184, abril, 1878.
- “Chronica sanitaria. Alterações meteorologicas; moléstias reinantes; febres palustres; febre amarella; beriberi; varíola”.  Gazeta Médica da Bahia, anno X, n.6, p.253-258, junho, 1878.
- “Apontamentos sobre a araroba". Gazeta Médica da Bahia, anno X, n.8, p.347-352, agosto, 1878.
- “Cirurgia. Dous casos de hematocele vaginal tratados vantajosamente pela drainagem”. Gazeta Médica da Bahia, anno X, n.11, p.484-489, novembro, 1878.
- “Medicina. O kak-ke ou beribéri japonez”. Gazeta Médica da Bahia, anno X, n.11, p.489-492, novembro, 1878.
- “Bibliographia. Contribución al estúdio de la lepra anestésica, quigila (Brazil); gafeira (Portugal); por el Dr. Emilio R. Coni, Director y Redactor em jefe de la Revista Medico-Quirurgica. Buenos Aires, 1878.  Gazeta Médica da Bahia, anno X, n.12, p.559-563, dezembro, 1878.
- “Medicina legal. Caso de defloração post-nupcial negada pelo marido; contestação extra-judiciaria do exame medico-legal; protesto e replica dos peritos”. Barão d ‘Itapoan, Dr. José Francisco da Silva Lima, Dr. Francisco José Teixeira, Dr.Domingos Carlos da Silva, Dr. Antonio Pacifico Pereira. Gazeta Médica da Bahia, anno XI, n.1, p.8-48, janeiro, 1879.
- “Medicina legal. Ainda o caso de defloração post-nupcial negada pelo marido; resposta dos peritos aos Snrs. Drs.Souza Lima e Feijó Filho”. Barão d ‘Itapoan, Dr. José Francisco da Silva Lima, Dr. Francisco José Teixeira, Dr. Antonio Pacifico Pereira. Gazeta Médica da Bahia, anno XI, n.3, p.107-149, março, 1879.
- “Medicina legal. Ainda uma vez o caso de defloração post-nupcial negada pelo marido; exame de pareceres de Coimbra e Paris”.  Barão d ‘Itapoan, Dr. José Francisco da Silva Lima, Dr. Francisco José Teixeira, Dr. Antonio Pacifico Pereira. Gazeta Médica da Bahia, anno XI, n.4, p.164-191, abril, 1879.
- “Medicina. Morphinomania por abuso das injecções hyipodermicas”.  Gazeta Médica da Bahia, anno XI, n.7, p.297-310, julho, 1879.
- “Helmintologia. O ankylostomo duodenal em Turim”.  Gazeta Médica da Bahia, anno XI, n.8, p.345-348, agosto, 1879.
- “Pathologia intertropical. Sobre o artigo «Uma observação d´ainhum em Nossi-Bé» pelo Dr. A. Corre, Medico de primeira classe”. Tradução dos Archives de Médecine Navale, fev.1879, n.2, de autoria do Dr.Moncorvo de Figueiredo. Gazeta Médica da Bahia, anno XI, n.8, p.348-361, agosto, 1879.
- “Ginecologia. Caso de gravidez com integridade da membrana hymen”. Gazeta Médica da Bahia, anno XI, n.9, p.397-399, setembro, 1879.
- “Medicina legal. O caso de defloração post-nupcial, negada pelo marido; replicas dos Professores Brouardel e Felippe Simões”. Gazeta Médica da Bahia, anno XI, n.9, p.399-, setembro, 1879.
- “Variedades. Carta circular da commissão para o estudo do beribéri na Bahia”. Gazeta Médica da Bahia, anno XI, n.12, p.577-581, dezembro, 1879.
- “Medicina. A carne crua e as tenias”.  Gazeta Médica da Bahia, anno XII, n.1, p.1-5, julho, 1880.
- “Correspondência scientifica. A hypoemia, o beribéri e a moléstia dos operários do tunnel de S. Gothardo”. Gazeta Médica da Bahia, anno XII, n.1, p. 22-28, julho, 1880; anno XII, n.2, p.79-94, agosto, 1880.
- “Helminthologia. Novos factos sobre as filarias do sangue. Gazeta Médica da Bahia, anno XII, n.2, p. 49-62, agosto, 1880.
- “On ainhum”. By dr. J. F. da Silva Lima. Reprinted from theArchives of Dematology, octuber, 1880.    
- “Pathologia intertropical. A propósito do ainhum. Observações colhidas na Ilha dos Pinheiros (ao sul da Nova Caledonia). Gazeta Médica da Bahia, anno XII, n.6, p.245-262, dezembro, 1880.
- “Notícia sobre o ainhum”. Gazeta Médica da Bahia, anno XIII, n.8, p. 341-360, fevereiro, 1881.
- “Helmithologia. Mais alguns factos em relação ás filarias. Novo parasita pulmonar no homem”. Gazeta Médica da Bahia, anno XIII, n.10, p. 441-453, abril, 1881.
- “Clinica medica. Colica saturnina consecutiva ao abuso das injecções uretraes de acetato de chumbo”. Gazeta Medica da Bahia, anno XIII, n.12, p.543-551, junho, 1881.
-“Erysipela séptica, seguida de abscessos multiplos e necrose do occipital em uma criança recem-nascida; cura”. Gazeta Medica da Bahia, anno XIII, n.12, p.560-565, junho, 1882.
- “Gynecologia. Abscesso intrapelviano, ruptura pela vagina com eliminação de um resíduo solido hematico”. Gazeta Médica da Bahia, anno XIV, n.2, p.49-54, agosto, 1882.
- “Therapeutica. Nota sobre o tratamento do bicho-do-pé”. Gazeta Médica da Bahia, anno XV, n.9, p.383-390, março 1883.
- “Bibliographia. A morfea no Brazil, especialmente na Província de São Paulo, pelo Dr. José Lourenço Magalhães. Rio de Janeiro, 1882”. Gazeta Médica da Bahia, anno XV, n.1, p.12-20,  julho, 1883; anno XV, n.3, p. 122-126, setembro, 1883; anno XV, n.6, p.280-287, dezembro, 1883; anno XV, n.8, p.358-365, fevereiro, 1884; anno XV, n.11, p.497-506, maio, 1884; anno XV, n.12, p.557-569, junho, 1884.
- “Contribuições para o estudo do ainhum”.Gazeta Médica da Bahia, anno XV, n.10, p.466-477, abril, 1884; anno XIX, n.1, p.12-18, julho 1887.
- “Cirurgia. Um caso excepcional de ainhum”. Gazeta Medica da Bahia, anno XVI, n. 5, p.205-208, novembro, 1884.
- “O Dr. José Antonio Marques”.  Gazeta Medica da Bahia, anno XVI, n. 9, p.,397-400, março, 1885.
- “A digitalis em alta dose no delirium tremens”.  Gazeta Medica da Bahia, anno XVI, n.10, p.440-444, abril ,1885.
- “Necrologio. O conselheiro Cunha Vianna”. Gazeta Médica da Bahia, anno XVII, n.5, p.196-198, novembro,1885.
- “Registro clinico. Algumas palavras sobre as febres de vomito preto de Ilheos pelo Dr.J. B. de Sá Oliveira”.  Gazeta Médica da Bahia, anno XVII, n.10, p.446-450, abril,1886.
- “Necrologio. Dr. T. Spencer Cobbold”.  Gazeta Médica da Bahia, anno XVIII, n.4, p.168-172, outubro, 1886.
- “Discurso proferido pelo Dr. Silva Lima no acto da inauguração do monumento a Paterson”. Gazeta Médica da Bahia, anno XVIII, n.6, p.244-248, dezembro, 1886.
- “Escritos médicos do dr. J. L. Paterson, colecionados, revistos, anotados e precedidos de um esboço biográfico pelo dr. J. F. da Silva Lima e publicados por alguns colegas, amigos e clientes do autor por ocasião de ser inaugurado na Bahia o monumento à sua memória em 8 de dezembro de 1886”. Bahia, 1886. Também foi publicado na Gazeta Médica da Bahia, dezembro de 1886, vol 18, nº 6; fevereiro 1887, vol. 18, nº 8; março 1887, vol 18, nº 9; abril 1887, vol. 18, nº 10; maio, 1887, vol. 18, nº 11.
- “O Dr.Paterson, sua vida e sua obra. Esboço biographico”.  Gazeta Médica da Bahia, anno XVIII, n.8, p.337-344, fevereiro, 1887; anno XVIII, n.10, p.433-439, abril, 1887; anno XVIII, n.11, p.481-492, maio, 1887.
- “Hygiene. Desinfectantes”. Gazeta Médica da Bahia, anno XIX, n.4, p.167, outubro, 1887.
- “A symetria em certas afecções nevro-cutaneas”. Gazeta médica da Bahia, anno XIX, n.5, p. 193-199, novembro, 1887.
- “Hygiene. Noticias acerca do kak-ke ou beriberi das Índias Orientaes”. Gazeta Médica da Bahia, anno XIX, n. 7, p.289-299, janeiro, 1888; anno XIX, n.8, p.337-343, fevereiro, 1888; anno XIX, n.9, p.385-391, março, 1888.
- “Sociedade Medica da Bahia. Acta da sessão de 18 de outubro de 1888”. Gazeta Médica da Bahia, anno XX, n.6, p.286-287, dezembro, 1888.
- “Sociedae Medica da Bahia. Acta da sessão de 8 de novembro de 1888”. Gazeta Médica da Bahia, anno XX, n.6, p.287, dezembro, 1888.
- “Bibliographia. Licções de clinica medica e therapeutica, pelo Cons. Dr. José Luiz d’Almeida Couto, professor da 2ª cadeira de clinica medica da Faculdade de Medicina da Bahia, etc,1888”. Gazeta Médica da Bahia, anno XX, n. 9, p.425-434, março, 1889; anno XX, n.10, p.476-486, abril, 1889; anno XX, n.11, p.527-539, maio, 1889; anno XX, n.12, p.573-586, junho, 1889.
-“A febre lynphangitica e as suas relações com a filariose. Memória lida na 1ª sessão anniversaria da Sociedade Médica da Bahia, em 3 de maio de 1889”. Gazeta Médica da Bahia, anno XX, n. 11, p.491-502, maio, 1889; anno XX, n.12, p.541-551, junho, 1889.
- “À classe médica”. Gazeta Médica da Bahia, anno XXI, n.1, p.1-3, julho, 1889.
- “Variedade. A propósito das injecções revivificantes do Dr.Brown-Séquard”. Gazeta Médica da Bahia, anno XXI, n.4, p.165-167, outubro, 1889.
- “A varíola no Hospital da Caridade no período de 35 annos, de 1855 a 1889. Estudo estatístico”. Gazeta Médica da Bahia, anno XXII, n. 2, p.49-62, agosto, 1890.
- “Terceiro congresso brasileiro de medicina e cirurgia”.  Gazeta Médica da Bahia, anno XXII, n.10, p.437-445, outubro, 1890.
- “Medicina geographica. Pathologia historica e geographica e nosologia ds boubas, do macúlo e dracontíase no Brazil; causas de sua actual raridade ou extincção”.  Gazeta Médica da Bahia, anno XXII, n.7, p.297-305, janeiro, 1891; anno XXII, n.8, p.337-345, fevereiro, 1891; anno XXII, n.9, p.384-396, março, 1891; anno XXII, n.10, p.433-444, abril, 1891; anno XXII, n.11, p.4810491, maio, 1891;  anno XXII, n.12, p.533-540, junho, 1891.
- “Helminthologia. Novas filarias no sangue humano”. Gazeta Medica da Bahia, anno XXII, n.9, p.406-408, março, 1891; anno XXII, n.10, p.445-451, abr ,1891. 
- “Pathologia historica brazileira. Documentos e notas acerca da pestilência da Bicha (febre amarella) que reinou em Pernambuco e Bahia de 1686 a 1694”. Gazeta Médica da Bahia, anno XXIII, n.4, p.145-156, outubro, 1891; anno XXIII, n.5, p.193-203, novembro, 1891; anno XXIII, n.6, p.241-253, dezembro, 1891.
- “Literatura medica. O beri-beri no Maranhão; rectificação bibliographica”.  Gazeta Médica da Bahia, anno XXIII, n.5, p.230-233, novembro, 1891.
- “Revista da Imprensa Medica. Ainhum”. Gazeta Médica da Bahia, anno XXIII, n.6, p.279-282, dezembro, 1891.
- “Therapeutica. Chyluria parasitaria curada pelo thymol”. Gazeta Médica da Bahia, anno XXIV, n.7, p.310-315, janeiro, 1892. 
- “Revista da Imprensa medica. Astasia-abasia no mal de Graves”. Gazeta Médica da Bahia, anno XXIV, n.7, p.322-323, janeiro, 1892. 
- “Revista da Imprensa Medica. Um caso de ainhum observado em África”. Gazeta Médica da Bahia, anno XXIV, n.7, p.323-324, janeiro, 1892. 
- “Revista de Imprensa Medica. Polynevrite ou beribéri nos pescadores”. Gazeta Médica da Bahia, anno XXIV, n.7, p.324-325, janeiro, 1892. 
- “Revista de Imprensa Medica. A sorte de creanças syphilicas”.  Gazeta Médica da Bahia, anno XXIV, n.7, p.325-327, janeiro, 1892. 
- “Revista da Imprensa Medica. Novo cysticerco e nova tenia”. Gazeta Médica da Bahia, anno XXIV, n.10, p.458-459, abril, 1892.
- “Helminthologia. O tratamento da Filaria sanguinis hominis, segundo o Dr. P. Manson”. Gazeta Médica da Bahia, anno XXIV, n.4, p.153-162, outubro, 1892.
- “Revista da Imprensa Medica. Auscultação intra-thoracica”. Gazeta Médica da Bahia, anno XXIV, n.6, p.270-275, dezembro, 1892.
- “Denominações Curiosas e Hoje Desusadas, que Tiveram Alguns Músculos”. Gazeta Médica da Bahia, janeiro 1893, vol. 24, nº 7
- “Glossário medico de vocabulos, phrases e locuções incorrectas ou variavelmente escriptos, pronunciados ou interpretados”.Gazeta Médica da Bahia, anno XXIV, n.7, p.331-333, janeiro, 1893; anno XXIV, n.10, p.475-477, abril, 1893; anno XXIV, n.11, p.523-525, maio, 1893; anno XXIV, n.12, p.570-574, junho, 1893; anno XXV, n.1, p.46-47, julho, 1893; ano XXV, n.2, p.94-95, agosto, 1893; anno XXV. N.3, p.139-143, setembro, 1893; anno XXV, n.4, p.189-191, outubro, 1893; anno XXV, n.5, p.238-239, novembro, 1893; anno XXV, n.6, p.285-287, dezembro, 1893; anno XXV, n.12, p.577-578, junho, 1894.
- “A febre amarella na Bahia: estação do anno perfeita quando endemo-epidemica”. Gazeta Médica da Bahia, anno XXIV, n. 8, p.342-344, fevereiro, 1893.
- “Helminthologia. A filaria sanguinis hominis e a chy!uria”. Gazeta Médica da Bahia, anno XXIV, n. 9, p.383-386, março, 1893.
- “Pathologia intertropical. As causas de morte no beriberi”. Gazeta Médica da Bahia, anno XXIV, n. 9, p.399-409, março, 1893.
- “Sobre as medidas hygienicas contra o kakké, ou beriberi”.  Gazeta Médica da Bahia, anno XXIV, n.12, p.527-531, junho, 1893.
- “Bibliographia. A lepra é contagiosa? Pelo Dr. José Lourenço de Magalhães. Rio de Janeiro, 1893”. Gazeta Medica da Bahia, anno XXV, n.4, p.182-185, outubro, 1893.
- “Correspondencia. Carta do Dr. Silva Lima à Semaine Médicale, de Paris a propósito do ‘ainhum”. Gazeta Médica da Bahia, anno XXVI, n.6, p.150-152, dezembro, 1894.
- “Patologia Histórica e geográfica e nosologia das boubas, maculos e drancotíase”. Bahia, 1894. Apresentado no 3º Congresso de Medicina e Cirurgia.
- “A Gazeta Medica, o seu passado e o seu futuro”. Gazeta Médica da Bahia, anno XXVII, n.2, p.49-52, agosto, 1895.
- “Revista da Imprensa Medica. Polineurite puerperal. Alterações centrais na neurite periférica. Filaria sanguinis hominis na America do Norte”. Gazeta Médica da Bahia, anno XXVII, n.11, p.519-522, maio, 1896.
- “Os mosquitos e a malaria”.Gazeta Médica da Bahia, anno XXVIII, n.3, p.115-118, setembro, 1896.
- “Revista Imprensa Medica. Beribéri importado de Punta Arenas. Cura autentica da lepra”. Gazeta Médica da Bahia, anno XXVIII, n.4, p.178-179, outubro, 1896.
- “Variedade. Um preservativo indígena contra a varíola”. Gazeta Médica da Bahia, anno XXVIII, n.6, p.269-274, dezembro, 1896.
- “Lord Lister”. Gazeta Médica da Bahia, anno XXVIII, n.8, p.329-331, fevereiro, 1896.
- “Sinopse dos trabalhos do Conselho Geral de Saúde Pública da Bahia, criado pela Lei nº 30, de 29 de agosto de 1892, durante o ano 1894”. Gazeta Médica da Bahia, 1896.     
- “Diagnostico clinico. Sobre um método simples de descobrir o chumbo nos liquidos orgânicos”. Gazeta Médica da Bahia, anno XXVIII, n.9, p.377-382, março, 1897.
- “A Conferencia Internacional sobre a lepra”. Gazeta Médica da Bahia, anno XXIXI, n.5, p.197-205, novembro, 1897.
- “O Prof.Souza Martins”. Gazeta Médica da Bahia, anno XXIXI, n.6, p.243-247, dezembro, 1897.
- “Cirurgia da filariose”. Gazeta Médica da Bahia, anno XXIXI, n.12, p.544-551, junho 1898.
- “A Gazeta Medica da Bahia e o seu trigésimo segundo anniversario”. Gazeta Médica da Bahia, anno XXX, n.1, p.1-6, julho 1898.
- “A morphéa e o Hospital dos Lázaros da Bahia”. Gazeta Médica da Bahia, anno XXX, n.2, p.49-53, agosto 1898.
- “Pathologia intertropical. A questão da identidade das boubas e da sífilis”. Gazeta Médica da Bahia, anno XXX, n.3, p.97-100, setembro 1898.
- “O beribéri na Marinha de Guerra Nacional”. Gazeta Médica da Bahia, anno XXX, n.4, p.145-150, outubro 1898.
- “Pathologia intertropical. Casos de beriberi fulminante na Guyana Francesa; carta do Dr.A. François. Gazeta Médica da Bahia, anno XXX, n.5, p.193-198, novembro 1898.
- “Contribuição para a pathologia do beriberi”. Gazeta Médica da Bahia, anno XXX, n.5, p.199-205, novembro 1898.
- “Higiene publica. Exame d´agua do Dique”. Gazeta Médica da Bahia, anno XXX, n.8, p.361-366, fevereiro 1899.
- “Pathologia intertropical. Sobre a alguns casos de lymphangite filariosa. Communicação à Academia Nacional de Medicina do Rio de Janeiro”. Gazeta Médica da Bahia, anno XXX, n.10, p.448-458, abril 1899; anno XXX, n.11, p.502-508, maio 1899.
- “Hygiene publica. Tratamento da febre amarella segundo o Dr.Stenberg”. Gazeta Médica da Bahia, anno XXXI, n.1, p.19-29, julho 1899.
- “Necrologia. O Dr. Francisco da Silva Costa”. Gazeta Médica da Bahia, anno XXXI, n.1, p.35-42, julho 1899.
- “Necrologia. O Dr.Americo Santa Rosa”. Gazeta Médica da Bahia, anno XXXI, n.3, p.133-135, setembro 1899.
- “Hygiene publica. Defeza sanitaria da Bahia contra a peste bubonica”. Gazeta Médica da Bahia, anno XXXI, n.4, p.176-180, outubro 1899.
- “Hygiene publica. Ainda a defeza sanitaria da Bahia contra peste bubonica”. Gazeta Médica da Bahia, anno XXXI, n.5, p.192-199, novembro 1899.
- “Hygiene publica. Relatório da Commissão Medica incumbida de indicar as medidas preventivas para obstar a invasão e expansão da peste bubonica neste Estado”. Gazeta Médica da Bahia, anno XXXII, n.1, p.1-14, julho 1900.
- “Bibliographia. Étude sur La lèpre au Brésil par le Docteur José Lourenço de Magalhães. Rio de Janeiro, 1900”. Gazeta Médica da Bahia, anno XXXII, n.2, p.72-79, agosto 1900.
- “Dr. Pires Caldas”. Gazeta Médica da Bahia, anno XXXIII, n.6, p.270-274, dezembro 1901.
- “Historia medica da Bahia. Visita às boticas em 1782. Conflicto de jurisdição”. Gazeta Medica da Bahia, v.XXXVI, n.8, p.355-357, fevereiro, 1905.
- “Historia medica do Brazil. Uma carta do Márquez de Pombal”. Gazeta Medica da Bahia, v.XXXVII, n.1, p.13-19, julho, 1905.
- “Traços Biographicos do Dr. Otto Wucherer”. Gazeta Medica da Bahia, v.XXXVIII, n.1, p.3-26, julho, 1906.
- “Bibliographia. Publicações do Dr. Wucherer”. Gazeta Medica da Bahia, v.XXXVIII, n.1, p.26-28, julho, 1906.
- “Para a historia do Ainhum pelo Dr. Silva Lima”. Gazeta Medica da Bahia, v.XXXVIII, n.8, p.356-359, fevereiro, 1907.
- “Carta Congratulatória do Dr.J.P. da Silva Lima”.  Gazeta Medica da Bahia, v.XL, ns.4 e 5, p.145-151, outubro-novembro, 1908.
- “Escolas veterinárias no Brasil”. Gazeta Médica da Bahia, v.XLI, n.8, p.375-384, fevereiro 1910.
- “Ensaio sobre o beribéri”.  Gazeta Médica da Bahia, v.XLI, n.8, p.385-401, fevereiro 1910.

Fontes

- AMARAL, Braz do. Dr. Silva Lima. Elogio histórico pelo orador do Instituto Geographico e Histórico da Bahia. Gazeta Médica da Bahia, v.XLI, n.8, p.353-357, fevereiro 1910. Capturado em 20 mai. 2020. Online. Disponível na Internet: http://www.gmbahia.ufba.br/index.php/gmbahia/article/viewFile/809/792
- BASTIANELLI, Luciana (org.). Gazeta Médica da Bahia 1866 – 1934 / 1966 - 1976. Bahia: Editora Contexto, 2002.  CD-Rom.     (BCOC)
- CONI, Antonio Caldas. A Escola Tropicalista Baiana. Bahia: Livraria Progresso Editora, 1952.           (IHGB)
- EDLER, Flavio Coelho. A Escola Tropicalista Baiana: um mito de origem da medicina tropical no Brasil. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v.9, n.2, p.357-385, mai./ago.2002. Capturado em 20 mai. 2020. Online. Disponível na Internet: https://www.scielo.br/pdf/hcsm/v9n2/a07v9n2.pdf
- Gazeta Médica da Bahia. Gazeta Médica da Bahia. Capturado em 20 mai, de 2020. Online. Disponível na Internet: http://www.gmbahia.ufba.br/  

- JACOBINA, Ronaldo Ribeiro; SOLLA, Davi Jorge Fontoura; DOURADO, Rodrigo Godinho. José Francisco Silva Lima. Patrono da Cadeira n. 28 – Academia de Medicina da Bahia. Capturado em 21 jul. 2021. Online. Disponível na Internet:  https://www.academiademedicina-ba.org.br/conteudo/mem/001/mem/arq/000097.pdf
- JOSÉ Francisco da Silva Lima. In: BLAKE, Augusto Victorino Alves Sacramento. Diccionario Bibliographico Brazileiro. Quarto volume. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1898. pp.436-438. Capturado em 11 jun. 2020. Online. Disponível na internet: https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/5444
- MONIZ, Egas. Silva Lima e o seu legado medico-scientifico. In memoriam. Gazeta Médica da Bahia, v.XLI, n.8, p.357-375, fevereiro 1910. Capturado em 20 mai. 2020. Online. Disponível na Internet: http://www.gmbahia.ufba.br/index.php/gmbahia/article/viewFile/809/792
- PEREIRA, Pacífico. O Dr. Silva Lima. Gazeta Médica da Bahia, v.XLI, n.8, p.337-353, fevereiro 1910. Capturado em 20 mai. 2020. Online. Disponível na Internet:  
http://www.gmbahia.ufba.br/index.php/gmbahia/article/viewFile/809/792
- SANTOS, Adailton Ferreira dos. Escola Tropicalista Baiana: registro de uma nova ciência na Gazeta Médica da Bahia (1866-1889). São Paulo, 2008. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008. Capturado em 20 mai. 2020. Online. Disponível na Internet:
https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/13391/1/Adailton%20Ferreira%20dos%20Santos.pdf 
- SANTOS FILHO, Lycurgo de Castro. História Geral da Medicina Brasileira. São Paulo: Hucitec/Edusp, 1991 v. 2.    (BCCBB)

- SARMENTO, Silva Noronha. VITORINO, Manuel. In: CPDOC. FGV.Dicionário Histórico-Biográfico da Primeira República: 1889-1930. Rio de Janeiro: CPDOC, 2015. Capturado em 21 jul. 2021. Online. Disponível na Internet: http://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/VITORINO,%20Manuel.pdf

Ficha técnica

Pesquisa - Carolina Maíra Gomes Morais, Maria Rachel Fróes da Fonseca.
Redação - Carolina Maíra Gomes Morais, Maria Rachel Fróes da Fonseca.
Revisão - Maria Rachel Fróes da Fonseca.
Atualização – Maria Rachel Fróes da Fonseca, Ana Carolina de Azevedo Guedes.

Forma de citação

LIMA, JOSÉ FRANCISCO DA SILVA. Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1970). Capturado em 22 nov.. 2024. Online. Disponível na internet https://dichistoriasaude.coc.fiocruz.br/dicionario


Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1930)
Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz – (http://www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br)