AQUINO, AGOSTINHO THOMAZ DE

De Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1970)
Revisão de 14h35min de 24 de agosto de 2023 por Rachel.froes (discussão | contribs) (→‎Trajetória profissional)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Resumo: Agostinho Thomaz de Aquino nasceu no Rio de Janeiro em 1812, e faleceu na mesma cidade em 1844. Formou-se em medicina na Academia Médico-Cirúrgica do Rio de Janeiro, e em 1830 foi eleito membro da Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro. Nesta Sociedade, participou de sua comissão de salubridade geral, e em 1843 integrava sua seção cirúrgica.

Dados pessoais

Agostinho Thomaz de Aquino nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 1812. Faleceu na mesma cidade no ano de 1844.

Trajetória profissional

Agostinho Thomaz de Aquino formou-se em medicina na então Academia Médico-Cirúrgica do Rio de Janeiro.

Foi eleito e empossado membro titular da Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro em 4 de agosto de 1830, com a apresentação do trabalho intitulado “Memoria sobre o Tetano Traumatico”. Em 1832 era membro da seção de ciências médicas, e posteriormente, em 1844, transferiu-se para a seção cirúrgica desta associação.

No Boletim do Semanario de Saude Publica, em sua edição de 7 de maio de 1831, foi publicada uma matéria  sobre o tétano intitulada “Tetano traumático, com feridas combustas, complicado com tumor rachitico”, apresentando considerações a partir das observações feitas por Agostinho Thomaz de Aquino, em sua memória apresentada  à Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro, para ser admitido membro titular (TETANO, 1831).

Participou neste mesmo ano, juntamente com José Martins da Cruz Jobim, Cláudio Luiz da Costa, Antônio Martins Pinheiro, Octaviano Maria da Rosa e Luís Vicente De Simoni, da comissão de salubridade geral da Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro, designada, em 1831, para examinar a situação das prisões, hospitais, casa de expostos e hospícios, protestando contra as péssimas condições e a forma desumana de tratamento a que eram submetidos os alienados no Rio de Janeiro. Desta foi redigido o “Relatório da commissão de salubridade geral da sociedade de medicina do Rio de Janeiro sobre as causas da infecção da atmosphera desta cidade”, lido e aprovado na sessão de 17 de dezembro de 1831.

Esta mesma comissão, da qual participou, havia publicado em 1831, no Semanario de Saude Publica, publicação da Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro, um parecer sobre as febres da região de Macacú (província do Rio de Janeiro).

Em 1834 foi nomeado lente substituto para a seção de ciências acessórias da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, juntamente com José Bento da Rosa.  Pelo decreto de 13 de março de 1843, foi aprovada a aposentadoria de Agostinho Thomaz de Aquino de seu posto como lente substituto da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.

Foi sócio efetivo da Sociedade Auxiliadora da Industria Nacional, a partir de 1836.

Integra, em 1843, a seção cirúrgica da então Academia Imperial de Medicina, juntamente com Cândido Borges Monteiro, Antônio Freire Allemão de Cysneiros, Jacintho Rodrigues Pereira Reis e Joaquim Cândido Soares de Meirelles.

Produção intelectual

- “Memoria sobre o Tetano Traumatico”. Memória apresentada à Sociedade de medicina do Rio de Janeiro. 1831.

- "Parecer da Commissão da salubridade geral, sobre a carta do Sr. Manoel de Valadão Pimentel, relativa as febres da Macacú, remetido ao Governo em 13 do corrente". Co-autoria com Cláudio Luís da Costa, Antônio Martins Pinheiro, José Martins da Cruz Jobim, Octaviano Maria da Rosa, e Luís Vicente de Simoni. Semanario de Saude Publica, Rio de Janeiro, anno de 1831, n.29, p.152-154, 16 jul. 1831.

- “Relatório da commissão de salubridade geral da sociedade de medicina do Rio de Janeiro sobre as causas da infecção da atmosphera desta cidade”. Semanario de Saude Publica, Rio de Janeiro, tomo 2º, p.284-306, 1832.

Fontes

- AGOSTINHO Thomaz de Aquino. In: BLAKE, Augusto Victorino Alves Sacramento. Diccionario Bibliographico Brazileiro. Primeiro volume. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1883. p.20. In: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Acervo Digital.  Capturado em 10 jun. 2020. Online. Disponível na Internet: https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/5411

- AGOSTINHO Thomaz de Aquino. In: ACADEMIA NACIONAL DE MEDICINA. Capturado em 8 out. 2020. Online. Disponível na Internet: https://www.anm.org.br/agostinho-thomaz-de-aquino/

- MAGALHÃES, Fernando. Centenário da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Typ. A. P. Barthel, 1932.        (BN)

- SANTOS FILHO, Lycurgo de Castro. História Geral da Medicina Brasileira. São Paulo: HUCITEC/EDUSP, 1991. v. 2.      (BCCBB)

- TETANO traumático, com feridas combustas, complicado com tumor rachitico: Observação do Sr. Agostinho Thomaz de Aquino, extrahida da sua memoria sobre o Tetano Traumatico, apresentada á Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro, para ser admitido Membro titular”. Semanario de Saude Publica, Rio de Janeiro, anno de 1831, n.19, p.99-100, 7 de maio de 1831. In: FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL. Hemeroteca Digital Brasileira. Capturado em 9 ago. 2020. Online. Disponível na Internet: http://memoria.bn.br/DocReader/702560/99

Ficha técnica

Pesquisa – Rodrigo Borges Monteiro.

Redação – Rodrigo Borges Monteiro.

Revisão – Francisco José Chagas Madureira.

Atualização – Maria Rachel Fróes da Fonseca, Ana Carolina de Azevedo Guedes.

Forma de citação

AQUINO, AGOSTINHO THOMAZ DE. Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1970). Capturado em 28 nov.. 2023. Online. Disponível na internet https://dichistoriasaude.coc.fiocruz.br/dicionario


Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1970)
Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz – (http://www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br)