Conferência Popular da Glória nº 73: mudanças entre as edições

De Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1970)
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Criando um novo verbete.)
 
(Sem diferença)

Edição atual tal como às 18h32min de 23 de novembro de 2025

Data: 23/08/1874.

Orador: João Manoel Pereira da Silva

Título: Exame dos escritos e documentos históricos sobre as colônias americanas publicados na Europa durante os séculos XI, XII e XIII.

Aviso, íntegra ou resumo: Resumo

Texto na íntegra

“Domingo, 23 do corrente, pelas 11 horas, subiu à tribuna da escola pública da Glória, o Sr. Conselheiro Pereira da Silva. Sua tese foi estudar e definir as ideias que formavam os povos conquistadores europeus de suas colônias americanas, e os interesses e fins que tinham em vista, povoando e civilizando suas possessões, durante os séculos 16,17 e 18. Analisou as três obras gerais sobre a America, Ramusin, Suet e Raynal. Passou às particulares sobre cada uma colônia. Começou pelos ingleses, passou nos holandeses e franceses, e terminou a conferência sobre os espanhóis, por ter já falado mais de uma hora, reservando para outra conferência que terá lugar domingo 30 do corrente, o que lhe restou, e o que diz respeito aos Portugueses e ao Brasil.

Examinando as obras inglesas, holandesas, francesas e espanholas dos séculos 16, 17 e 18, mostrou-lhe os merecimentos e faltas, e delas extraiu observações para demonstrar sua tese. Os ingleses foram levados pela liberdade religiosa e pela liberdade de indústria. Os espanhóis pelo fanatismo religioso e sede de aventuras e riquezas para a metrópole. Os holandeses queriam criar na América colônias agrícolas e industriais, que coadjuvassem a mãe pátria. Os franceses não tiveram plano e nem sistema e por isso fizeram conquistas importantes, mas as abandonaram por falta de constância.

Com elogio falou de Saet, Barleus e Solis como bons historiadores; A. Robertson apenas deu a qualidade de bom escritor e elegante. Examinou as crônicas e viagens, as poesias, dramas e poemas que no século XVI se publicaram em Espanha sobre a América. Lopes de Vega, Calderon, Tirso de Molina, Moreto, Ercilla inspiraram-se com a América; só Alarcoa não, apesar de Americano.

Ao terminar seu instrutivo discurso, foi o ilustre orador muito aplaudido pelo numeroso auditório.

Quinta-feira, às 6 horas da tarde, terá lugar a 8ª conferência do útil Curso de Pedagogia, de que encarregou-se o Sr. Dr. Antonio Ferreira Vianna, que, tendo de tratar da aplicação da lei da harmonia, falará sobre um assunto próprio para atrair a maior atenção, a grandeza d’alma”.

Localização

- Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, Anno 53, n. 235, 25 ago. 1874. p.4 (resumo). Capturado em 15 jul. 2025. Online. Disponível na Internet: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/364568_06/9298

Ficha técnica

- Pesquisa: Yolanda Lopes de Melo da Silva, Aline de Souza Araújo França, Ana Carolina de Azevedo Guedes, Mª Rachel Fróes da Fonseca.

- Revisão: Ana Carolina de Azevedo Guedes, Mª Rachel Fróes da Fonseca.

Forma de citação

Conferência Popular da Glória nº 73. Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1970). Capturado em 30 nov.. 2025. Online. Disponível na internet https://dichistoriasaude.coc.fiocruz.br/wiki_dicionario/index.php?curid=663

 


Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1970)
Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz – (http://www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br)