Conferência Popular da Glória nº 80

De Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1970)
Revisão de 18h47min de 23 de novembro de 2025 por Ana.guedes (discussão | contribs) (Criando um novo verbete.)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Data: 17/09/1874.

Orador: Antonio Ferreira Vianna

Título: Curso de Pedagogia: a linguagem.

Aviso, íntegra ou resumo: Resumo

Texto na íntegra

“Foi honrada com a augusta presença de S. M. o Imperador, a 11ª conferência do Curso de Pedagogia de que encarregou-se o Sr. Dr. Antonio Ferreira Vianna, que tratou de um interessante assunto, a linguagem na qual se vê perfeitamente a aplicação da lei pedagógica da graduação, que fizera objeto da conferência anterior.

A palavra, a princípio difícil, vai gradualmente tornando-se fácil, até que chega à maior perfeição.

O distinto orador expos as opiniões que a acerca da origem da linguagem. Foi ela uma concessão divina? É um invento do homem?

Qualquer que seja a opinião sobre este ponto, é incontestável a importância da linguagem, que é o meio por que se transmite o pensamento, com o qual mantém a mais estreita relação.

Foi por isso que o Sr. Dr. Ferreira Vianna, mostrando o interesse que devem inspirar os surdos-mudos, que parecem filhos de um mundo desconhecido que caem atordoados na terra, pintou a dolorosa situação daqueles que não podem exprimir seus pensamentos pela palavra, que vivem isolados no meio de seus semelhantes, espécie de escuridão mais acabrunhado que a das trevas.

A importância da palavra, que tanto renome deu a Demosthenes, a Cicero, a Mirabeau, foi devidamente assinalada. Ela influi poderosamente no regime das sociedades livres, onde está sempre aberta a tribuna do parlamento.

Os mestres devem fazer dela o mais discreto uso, para dirigir e não para afligir os discípulos.

Os alunos devem emprega-los para mostrar seu respeito aquele a quem devem o ser, e aqueles que os conduzem ao templo da ciência; devem pô-lo ao serviço da verdade e da pátria, a quem tem de servir como filhos carinhosos.

É assim que se manifesta o reconhecimento ao Ente Supremo que dotou o homem de tão sublime faculdade.

Ao terminar seu importante discurso, foi o Sr. Dr. Ferreira Vianna muito aplaudido pelo numeroso auditório.

Amanhã, às 11 horas, realiza-se a quadragésima terceira conferência de domingo. Subirá à tribuna o ilustrado o Sr. Conselheiro João Manoel Pereira da Silva. É de muito interesse o assunto de que vai tratar: Da poesia épica, e dos seis mais notáveis poetas heróicos: Homero, Virgilio, Dante, Camões, Tasso e Milton”.

Localização

- Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, Anno 53, n. 260, 19 set. 1874. p.4 (resumo). Capturado em 20 jul. 2025. Online. Disponível na Internet: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/364568_06/9479

Ficha técnica

- Pesquisa: Yolanda Lopes de Melo da Silva, Aline de Souza Araújo França, Ana Carolina de Azevedo Guedes, Mª Rachel Fróes da Fonseca.

- Revisão: Ana Carolina de Azevedo Guedes, Mª Rachel Fróes da Fonseca. 

Forma de citação

Conferência Popular da Glória nº 80. Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1970). Capturado em 30 nov.. 2025. Online. Disponível na internet https://dichistoriasaude.coc.fiocruz.br/wiki_dicionario/index.php?curid=670

 


Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1970)
Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz – (http://www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br)