Conferência Popular da Glória nº 146

De Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1970)
Revisão de 20h24min de 18 de dezembro de 2025 por Ana.guedes (discussão | contribs) (Criando um novo verbete.)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Data: 10/10/1875

Orador: Galdino Emiliano das Neves

Título: Geração espontânea

Aviso, íntegra ou resumo: Resumo

Texto na íntegra

“Teve lugar domingo a 146ª conferência, em presença de grande número de senhoras e cavalheiros.

Falou o ilustrado Sr. Dr. Galdino Emiliano das Neves sobre a geração espontânea. Começou o orador dizendo que esta questão tem sido discutida há muitos séculos e sempre resolvida negativamente, e que, agitada de novo em 1864 por Pouchet, em uma série de comunicações que dirigiu à academia de ciências de Paris, foi ela ainda condenada abertamente em um relatório apresentado pela comissão composta de cindo de seus mais ilustrados membros: Fleureus, Dumasw, M Edwards, Borguiard e Bullard. Entrando na matéria da discussão, disse, apoiado na opinião de notáveis fisiologistas, que, estando a questão ligada à da origem dos seres, não podia ser considerada cientifica senão submetida ao método experimental; mas que, tendo os heterogenistas inventado uma hipótese arbitrária para solver as dúvidas que existiam relativas ao nascimento e desenvolvimento de alguns seres animais e vegetais das classes inhumas, tenham na deslocado levando-a para um terreno estranho à ciência. Disse mais que semelhante hipótese era insustentável por admitir efeitos sem causa, e seres viventes criando-se a si mesmos, esquecidos de que, sendo inerte à matéria, é incapaz de criar forças, e muito menos de organizar-se.

Fez ver em seguida os interessantíssimos trabalhos de Balbiani relativos à reprodução, até então misteriosa, de certos animais, como a phyllocera, etc., trabalhos que mereceram o grande prêmio da academia de ciências, e que muita luz dão à questão vertente. Prosseguindo, expõe as objeções apresentadas por Fremy, relativamente à fermentação alcoólica e o modo satisfatório porque foram solvidas por Pasteur, em uma série de experiencias diretas que farão levadas ao conhecimento da academia das ciências, que as julgou concludentes. Em seguida citou as experiências, observações e opiniões de Guerin, Tissander, Lewenok, Blanchard, Devaine, Cuchenmaister, Van Baden, Humbert, Claude Bernard, Le Bon, Beclard, Duclos, Schultz e Schwan.

Finalizou dizendo têm, conquanto adote as opiniões destes eminentes sábios, não censura o procedimento de seus adversários; porquanto a ciência sempre lucra com as discussões que tem por fim o descobrimento da verdade. E neste ponto muito importa conhecer a verdade, pelas ulteriores consequências a que se presta.

O orador foi devidamente aplaudido pelo numeroso auditório ao terminar seu interessante discurso”.

Localização

- Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 14 out.,1875. Anno 54, n. 285, p.3 (resumo). Capturado em 09 set. 2025. Online. Disponível na Internet: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/364568_06/12090

Ficha técnica

- Pesquisa: Aline de Souza Araújo França, Ana Carolina de Azevedo Guedes, Mª Rachel Fróes da Fonseca, Yolanda Lopes de Melo da Silva.

- Revisão: Ana Carolina de Azevedo Guedes, Mª Rachel Fróes da Fonseca.

Forma de citação

Conferência Popular da Glória nº 146. Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1970). Capturado em 22 dez.. 2025. Online. Disponível na internet https://dichistoriasaude.coc.fiocruz.br/wiki_dicionario/index.php?curid=728

 


Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1970)
Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz – (http://www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br)