AIROSA, LEOPOLDO NOBREGA
Outros nomes e/ou títulos: Nobrega, Leopoldo da
Resumo: Leopoldo Nobrega Airosa nasceu na, então, Província de Minas Gerais, em 1831, e faleceu na cidade do Rio de Janeiro em 1869. Doutorou-se em medicina, em 1852, pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.
Dados pessoais
Leopoldo Nobrega Airosa nasceu na, então, província de Minas Gerais, em 1831. Faleceu na cidade do Rio de Janeiro em 1869.
Trajetória profissional
Leopoldo Nobrega Airosa doutorou-se em medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 1852, com a tese intitulada “Da catarata; seus meios curativos em geral e em particular d´aquele que offerece mais vantagem. – Aguas mineraes acidulas, seus effeitos physiologicos e therapeuticos. – Que movimentos podem ter lugar nos ovulos antes, e com o fim de serem fecundados? E por que mudanças eles podem passar desde de fecundados até constituírem semente perfeita?”.
Nesta mesma instituição foi lente substituto (1854) da seção cirúrgica, tendo solicitado sua exoneração em 9 de janeiro de 1857, quando retirou-se para a província de Minas Gerais, como relatou a Memoria Histórica da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro referente a 1857:
“ O primeiro acontecimento notável do anno que temos de historiar foi a demissão concedida por decreto de 9 de Janeiro ao Sr. Dr. Leopoldo da Nobrega, o qual, havendo sido nomeado lente substituto da secção cirúrgica por ocasião da reforma desta faculdade, não quis continuar no serviço, retirou-se para a sua província 9ª província de Minas). A este facto, que nos deixou vivas saudades pela ausência de um colega tão estimável por suas qualidades Moraes, como respeitável pela cultura que procura dar a seu imenso e brilhantíssimo talento (....).” (MARTINS, 1858, Annexo D)
Produção intelectual
- “Da catarata; seus meios curativos em geral e em particular d´aquele que offerece mais vantagem. - Agoas mineraes acidulas, seus effeitos physiologicos e therapeuticos. - Que movimentos podem ter lugar nos ovulos antes, e com o fim de serem fecundados? E por que mudanças elles podem passar desde de fecundados até constituirem semente perfeita?”. Rio de Janeiro, 1852. Tese (Doutoramento) – Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, [s.n.], 1852.
Fontes
- ENSINO Médico no Brasil (1808-1907): um repertório de fontes arquivísticas e bibliográficas. Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz, 1999. CD-ROM. (BCOC)
- MAGALHÃES, Fernando Augusto Ribeiro de. O Centenário da Faculdade de Medicina 1832-1932. Rio de Janeiro: Typ. A. P. Barthel, 1932. (BMANG) (ANM)
- MARTINS, Antonio Felix. Memoria Historica dos acontecimentos notáveis da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro durante o anno de 1857 apresentada á respectiva congregação, em cumprimento do artigo 179 dos estatutos, pelo Dr. Antonio Felix Martins. In: Relatorio apresentado à Assembléa Geral Legislativa na Segunda Sessão da Decima Legislatura pelo Ministro e Secretario D´Estado dos Negocios do Imperio Marquez de Olinda. Rio de Janeiro, Typographia Universal de Laemmert, 1858. Annexo D. In: Relatórios Ministeriais (1821-1960). Obtido via base de dados Brazilian Government Documents do Center for Research Librairies-Global Resources Network. Capturado em 13 ago. 2019. Online. Disponível na Internet: http://ddsnext.crl.edu/titles/100#?c=0&m=26&s=0&cv=255&r=0&xywh=-750%2C-423%2C3633%2C2563
Ficha técnica
Pesquisa - Maria Rachel Fróes da Fonseca.
Redação - Maria Rachel Fróes da Fonseca.
Revisão – Francisco José Chagas Madureira.
Atualização – Maria Rachel Fróes da Fonseca, Ana Carolina de Azevedo Guedes.
Forma de citação
AIROSA, LEOPOLDO NOBREGA. Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1970). Capturado em 15 nov.. 2024. Online. Disponível na internet https://dichistoriasaude.coc.fiocruz.br/dicionario
Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1930)
Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz – (http://www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br)