Conferência Popular da Glória nº 434
Data: 17/12/1882
Orador: Cordeiro da Graça
Título: Metalurgia do ferro, história, estatística, desenvolvimento e progresso
Aviso, íntegra ou resumo: Resumo
Texto na íntegra
“Realizou-se ontem a 434ª conferência, na escola pública da Glória. Subindo à tribuna o Dr. Cordeiro da Graça começou por expor a história da metalurgia e continuou tratando das causas que concorreram para que a Grã-Bretanha tanto progredisse, graças em grande parte ao desenvolvimento da indústria siderúrgica e às reformas aduaneiras. Passou em seguida a fazer ligeiras descrições das fábricas Krupp em Essen e John Cockerill em Seraing, terminando por mostrar que as nações novas devem lançar suas vistas para os Estados Unidos que com o progresso de sua indústria parece querer invadir a Europa como já começa a fazê-lo, e que o Brasil com os vastos recursos naturais com que foi dotado deve quanto antes entregar-se à indústria siderúrgica.”.
Localização
- Jornal do Commercio. Rio de Janeiro, Anno 61, n.351, p.2, 18 dez. 1882 (resumo). Capturado em 20 abr. 2026. Online. Disponível na Internet: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/364568_07/7062
Ficha técnica
- Pesquisa: Aline de Souza Araújo França, Ana Carolina de Azevedo Guedes, Mª Rachel Fróes da Fonseca, Yolanda Lopes de Melo da Silva.
- Revisão: Ana Carolina de Azevedo Guedes, Mª Rachel Fróes da Fonseca.
Forma de citação
Conferência Popular da Glória nº 434. Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1970). Capturado em 19 mai.. 2026. Online. Disponível na internet https://dichistoriasaude.coc.fiocruz.br/wiki_dicionario/index.php?curid=1039
Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1970)
Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz – (http://www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br)