Conferência Popular da Glória nº 45
Data: 17/05/1874.
Orador: Carlos Arthur Busch Varella
Título: Meios de tornar efetiva a instrução dos filhos do proletário, ao vagabundo e aos jovens delinquentes(cont.)
Aviso, íntegra ou resumo: Resumo
Texto na íntegra
“Realizou-se domingo a vigésima quinta conferência, ocupando a tribuna, diante de numeroso auditório, o Dr. Carlos Arthur Busch Varella.
Terminando suas judiciosas observações sobre os meios de tornar effetiva a instrução do jovem criminoso, do filho do proletário, do vagabundo e do enjeitado, o orador, depois de ligeiro, mas imprescindível retrospecto dos quadros que esboçara nas duas reuniões ante passadas, considerou as colônias agrícolas sob todos os aspectos, isto é, segundo a importância histórica, a diferença de vantagens pra as nações que possuem os mais acreditados modelos coloniais e finalmente os dados estatísticos, que eloquentemente respondeu aos inimigos ou descrentes desses benéficos centros de trabalho em prol da infância desvalida.
Dando preferência à colônia Mettray, que foi objeto principal de seu discurso, o Dr. Busch Varella, sem recusar, nem omitir, os bons influxos da Holanda, da Bélgica, da Russia, da Austria, da Prussia, da Inglaterra e da Suíça, provou em como esse magnifico estabelecimento francês, criado pela iniciativa de Demetz e Courseilles e sob a direção do Conde Jasparia, tem florescido e aumentado, representando assim, de dia para dia, um salvaterio contra as seduções do crime e da ignorância, um centro patriarcal em que se respira ao mesmo tempo o perfume restaurador do trabalho, da moral, da natureza, sem o peso de muralhas ou rigor dos castigos de uma penitencia que às vezes não alcança corrigir os maus instintos e restituir a dignidade.
Para confirmar os inúmeros benefícios do asilo agrícola Mettray e dest’arte apresenta-lo como espelho aos virtuosos sectarios da nobilitação do trabalho até pelo concurso de ínfimas camadas sociais, o conferenciador mostrou como n’um período de 12 anos e sobre 1.679 colonos, foram de prodigiosa eficácia os resultados profissionais pois que de 1.040 indivíduos saídos do estabelecimento, couberam à agricultura 421, às artes 301, ao exército 349, à marinha 69.
Tratando finalmente do elemento religioso como auxiliar indispensável dos progressos da escola, ao mesmo tempo que reconheceu a sobre excelência das pura afeições e das ideias inatas acompanhando sempre esse elemento nas vitorias do ensino o Sr. Dr. Busch Varella terminou pedindo à iniciativa particular ou, quando esta não passa, aos altos poderes do Estado uma tentativa ao menos com que, n’um país tão opulento como o nosso, se procure imitar as belas disposições da colônia Mettray em prol da regeneração dos jovens criminosos, vagabundos e enjeitados.
Quinta-feira, às 6 horas da tarde, o professor bacharel Theophilo das Neves Leão, fará a quinta conferência do curso de que se encarregou e tratará do nosso planeta”.
Localização
- Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, Anno 52, n. 137 19 mai., 1874. p.4 (resumo). Capturado em 12 abr. 2025. Online. Disponível na Internet: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/364568_06/8633
Ficha técnica
- Pesquisa: Yolanda Lopes de Melo da Silva, Aline de Souza Araújo França, Ana Carolina de Azevedo Guedes, Mª Rachel Fróes da Fonseca.
- Revisão: Ana Carolina de Azevedo Guedes, Mª Rachel Fróes da Fonseca.
Forma de citação
Conferência Popular da Glória nº 45. Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1970). Capturado em 30 nov.. 2025. Online. Disponível na internet https://dichistoriasaude.coc.fiocruz.br/wiki_dicionario/index.php?curid=635
Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1970)
Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz – (http://www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br)