Conferência Popular da Glória nº 60: mudanças entre as edições
(Criando um novo verbete.) |
m (Substituição de texto - "Category:Conferencias2" por "Category:Conferencias") |
||
| (Uma revisão intermediária pelo mesmo usuário não está sendo mostrada) | |||
| Linha 35: | Linha 35: | ||
---- | ---- | ||
<p style="text-align: center;">'''<font color="#0000CC"><font size="2"><font face="Arial">''{{SITENAME}}<br /> Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz – ([http://www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br/ <font color="#0000CC">http://www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br</font>])''</font></font></font>'''</p> | <p style="text-align: center;">'''<font color="#0000CC"><font size="2"><font face="Arial">''{{SITENAME}}<br /> Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz – ([http://www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br/ <font color="#0000CC">http://www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br</font>])''</font></font></font>'''</p> | ||
{{DEFAULTSORT: | |||
{{padleft: | |||
{{#explode: | |||
{{#iferror:{{#explode:{{PAGENAME}}|nº |1}}|{{PAGENAME}}}} | |||
|. |0}} | |||
|4|0}} | |||
. | |||
{{padright: | |||
{{#iferror: | |||
{{#explode: | |||
{{#iferror:{{#explode:{{PAGENAME}}|nº |1}}|{{PAGENAME}}}} | |||
|. |1}} | |||
|0}} | |||
|4|0}} | |||
}} | |||
[[Category:Conferencias]] | [[Category:Conferencias]] | ||
Edição atual tal como às 17h02min de 25 de fevereiro de 2026
Data: 09/07/1874.
Orador: Antonio Ferreira Vianna
Título: Curso de pedagogia: necessidade e liberdade.
Aviso, íntegra ou resumo: Resumo
Texto na íntegra
“Em presença de S. M. o Imperador e de um auditório muito numeroso teve lugar quinta-feira a terceira conferência do Curso de Pedagogia, de que encarregou-se o Dr. Antonio Ferreira Vianna.
Árduo era o assunto da conferência. O distinto orador tinha de ocupar-se com a difícil questão do modo de conciliar a presciência divina e a liberdade humana, para se poder decidir se a educação é uma inútil opressão ou uma necessidade social a que cumpre atender com a maior solicitude.
O Sr. Dr. Ferreira Vianna manteve-se na altura do transcendente assunto, cujo estudo não pode concluir, e, mais de uma vez aplaudido, o foi devidamente ao concluir seu importante discurso.
Amanhã, às 11 horas da manhã, realiza-se a trigésima terceira conferência de domingo. Ocupará pela primeira vez a tribuna o Sr. Dr. Pedro Meirelles, que vai tratar de um assunto digno de atenção: A Antígona, de Sófocles”.
Localização
- Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, Anno 53, n. 190, 11 jul., 1874. p.3 (resumo). Capturado em 18 jun. 2025. Online. Disponível na Internet: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/364568_06/8973
Ficha técnica
- Pesquisa: Yolanda Lopes de Melo da Silva, Aline de Souza Araújo França, Ana Carolina de Azevedo Guedes, Mª Rachel Fróes da Fonseca.
- Revisão: Ana Carolina de Azevedo Guedes, Mª Rachel Fróes da Fonseca.
Forma de citação
Conferência Popular da Glória nº 60. Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1970). Capturado em 25 fev.. 2026. Online. Disponível na internet https://dichistoriasaude.coc.fiocruz.br/wiki_dicionario/index.php?curid=650
Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1970)
Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz – (http://www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br)