Novos Verbetes: mudanças entre as edições

De Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1970)
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Criou a página com " Os verbetes em destaque são representativos para a história da denominada Escola Tropicalista Baiana. Embora tenha recebido esta denominação, a Escola Tropicalista Baiana, não se constituiu propriamente como uma instituição de ensino formal. Em 1865 John Ligertwood Paterson, médico de origem escocesa, instituiu, em sua residência em Salvador, a realização de palestras noturnas, duas vezes por mês, nas quais havia a participação de alguns colegas de profi...")
 
Sem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:


Os verbetes em destaque são representativos para a história da denominada Escola Tropicalista Baiana. Embora tenha recebido esta denominação, a Escola Tropicalista Baiana, não se constituiu propriamente como uma instituição de ensino formal. Em 1865 John Ligertwood Paterson, médico de origem escocesa, instituiu, em sua residência em Salvador, a realização de palestras noturnas, duas vezes por mês, nas quais havia a participação de alguns colegas de profissão. Participaram destas reuniões inúmeros médicos, cirurgiões e professores da Faculdade de Medicina da Bahia como Antonio Januario de Faria, Antonio José Alves, Otto Edward Henry Wucherer, José Francisco da Silva Lima, Manuel Maria Pires Caldas, Antonio Pacífico Pereira, Manuel Victorino Pereira, e outros. De acordo com Silva Lima, foi no ambiente destas palestras noturnas que surgiu a idéia, em 1866, da publicação da Gazeta Medica da Bahia, que foram discutidos os estudos micrograficos sobre a hipoemia intertropical (opilação ou cansaço), que Wucherer descobriu pela primeira vez a hemato-quiluria e a filaria nas urinas quilosas (filaria Wuchereri), e que foi discutida a moléstia identificada como beriberi indiano. O nome de Escola Tropicalista Baiana lhe foi atribuído posteriormente, e popularizado sobretudo a partir da obra de Antônio Caldas Coni, intitulada "A Escola Tropicalista Baiana" (1952).
Os verbetes '''''Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1970)''''' em destaque do momento são representativos para a história da “Arte dos partos” no século XIX, retratando trajetórias, espaços de formação, de prática e de socialização do conhecimento nesta arte:


Escola Tropicalista Baiana<br/> John Ligertwood Paterson<br/> Otto Edward Henry Wucherer<br/> José Francisco da Silva Lima<br/> Antonio Pacífico Pereira
Marie Josephine Mathilde Durocher
 
[[ESCOLA ANATÔMICA, CIRÚRGICA E MÉDICA DO RIO DE JANEIRO|Escola Anatômica, Médica e Cirúrgica do Rio de Janeiro]]
 
[[SOCIEDADE DE MEDICINA DO RIO DE JANEIRO|Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro]]

Edição das 14h39min de 19 de maio de 2023

Os verbetes Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1970) em destaque do momento são representativos para a história da “Arte dos partos” no século XIX, retratando trajetórias, espaços de formação, de prática e de socialização do conhecimento nesta arte:

Marie Josephine Mathilde Durocher

Escola Anatômica, Médica e Cirúrgica do Rio de Janeiro

Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro