Conferência Popular da Glória nº 20: mudanças entre as edições

De Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1970)
Ir para navegação Ir para pesquisar
m (Substituição de texto - "Category:Conferencias" por "{{DEFAULTSORT: {{padleft: {{#explode: {{#iferror:{{#explode:{{PAGENAME}}|nº |1}}|{{PAGENAME}}}} |. |0}} |4|0}} . {{padright: {{#iferror: {{#explode: {{#iferror:{{#explode:{{PAGENAME}}|nº |1}}|{{PAGENAME}}}} |. |1}} |0}} |4|0}} }} Category:Conferencias2")
m (Substituição de texto - "Category:Conferencias2" por "Category:Conferencias")
 
Linha 48: Linha 48:
|4|0}}
|4|0}}
}}
}}
[[Category:Conferencias2]]
[[Category:Conferencias]]

Edição atual tal como às 17h01min de 25 de fevereiro de 2026

Data: 15/02/1874.

Orador: João Manoel Pereira da Silva

Título: Considerações sobre a história e a literatura pátria (cont.)

Aviso, íntegra ou resumo: Aviso

Texto na íntegra

“Teve lugar ontem, estando presente o Sr. Presidente do conselho, a 12ª conferência, na qual o distinto orador o Sr. Conselheiro João Manoel Pereira da Silva continuou as suas desejadas considerações sobre a história e a literatura pátria. A conferência estava muito concorrida, e o orador tratou de diferentes assuntos com abundante erudição, sendo vivamente aplaudido ao deixar a tribuna, que ocupou durante hora e meia, conservando presa a atenção do auditório.

Quinta-feira, às 6 ½ da tarde, o conhecido e ilustrado professor bacharel Theophilo das Neves Leão fará a terceira conferência do Curso de geographia e chorographia do Brazil. O interessante de que vai tratar é: A Terra e o Universo”.

Localização

- Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, Anno 53, n. 40, 09 fev., 1874.p.4 (aviso). Capturado em 10 agosto 2025. Online. Disponível na Internet: http://memoria.bn.gov.br/docreader/364568_06/8050

Ficha técnica

- Pesquisa: Yolanda Lopes de Melo da Silva, Aline de Souza Araújo França, Ana Carolina de Azevedo Guedes, Mª Rachel Fróes da Fonseca.

- Revisão: Ana Carolina de Azevedo Guedes, Mª Rachel Fróes da Fonseca.

 

Forma de citação

Conferência Popular da Glória nº 20. Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1970). Capturado em 20 mai.. 2026. Online. Disponível na internet https://dichistoriasaude.coc.fiocruz.br/wiki_dicionario/index.php?curid=611

 


Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1970)
Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz – (http://www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br)