Apresentação
O Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1930) reconstitui, por meio dos verbetes, a história das ciências biomédicas e da saúde pública no Brasil nos séculos XIX e XX. Seus verbetes retratam a trajetória de médicos e cientistas, dos espaços onde estes se formavam e atuavam (como instituições de ensino, instituições de pesquisa, instituições hospitalares e órgãos governamentais), e das instâncias de discussão e de socialização de seus estudos (associações profissionais e sociedades médicas). Os marcos cronológicos são os anos de 1832 e 1930, por constituírem, respectivamente, a etapa fundamental da institucionalização do ensino médico, e um momento ímpar da história das ciências da saúde quanto à definição de políticas públicas e à formação médica.
O Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1930), desenvolvido no Departamento de Pesquisa da Casa de Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz, teve sua 1ª edição lançada no ano de 2000. Ao longo destes anos de funcionamento e de grande consulta, mostrou-se importante sua atualização e remodelação em um novo formato de plataforma tecnológica, a qual se apresenta neste momento.
O processamento e disponibilização do Dicionário em meio digital, em uma Home-Page própria, fornece o acesso rápido e gratuito a pesquisadores e público em geral interessado em informações importantes sobre 100 anos da história das ciências biomédicas e da saúde pública no Brasil.