Conferência Popular da Glória nº 136

De Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1970)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Data:12/08/1875

Orador: Antonio José Pereira da Silva Araújo   

Título: A importância do microscópio em medicina     

Aviso, íntegra ou resumo: Resumo

Texto na íntegra

“Realizou-se sexta-feira à tarde, em presença de Sua Majestade o Imperador a 136ª conferência, de que encarregou-se o Sr. Dr. Antonio José Pereira da Silva Araújo. O assunto foi: “A importância do microscópio em medicina”.

O orador tratou da matéria considerando os diversos ramos da medicina em relação à anatomia descritiva e provou que, quando parecia já ela completamente chegada de apogeu progresso, veio o microscópio demonstrar que a última fibra muscular que à ponta do escapelo e com a vista desarmada pudesse dissecar o anatomista mais notável - era ainda susceptível de subdividir-se extraordinariamente sob o microscópio do histologista.

Mostrou em seguida a importância das investigações microscópicas em relação ao sangue, sua constituição histológica e principais alterações. Passando à fisiologia, provou que à microscopia devia àquela ciência o estudavam importante o curioso da circulação capilar, facto hoje perfeitamente conhecido, graças ao exame cuidadoso feito sobre a membrana interdigital e o mesentério das rãs.

Passando à patologia, fez notar a imensa luz que os conhecimentos microscópios tem feito jorrar sobre a elucidação da gênese ou patogenia das moléstias. Procurou principalmente chamar a atenção para as moléstias de pele, em que devem ser, em relação a muitas, como para algumas está já demonstrado, das maiores aplicações os estudos microscópios. Como exemplo prático, apresentou por ser facto de todos conhecido, a sarna, hoje considerada como afecção parasitária, produzida pela presença e ação irritativa do aearus ou sarcoples seabiei.

Mostrou também como se tinha pela microscopia descoberto o Simonea folliculorum, também denominado Demodex follicu’orum, parasita animal que habita o fundo dos folículos pilosos, principalmente, na face e nas abas do nariz, e sobre a cuja ação no organismo concordam os autores que é inofensiva, apesar de saber-se que no cão produz o demodex, quando generalizado, a moléstia que se denomina na França rouget.

Depois destas considerações sobre as moléstias cutâneas, o orador ocupou-se particularmente com as septicemias, declarando subscrever à doutrina alemã, hoje generalizada em França, que considera as septicemias no rigor de sua significação etmologica, vendo nesse estado uma corrupção do sangue, que tanto se pode apresentar no terreno da medicina pura, como no campo da cirurgia, produzindo um grande número de acidentes, de entre os que mais fatais são aos indivíduos que apresentam um traumatismo acidental ou operatório.

Deste ponto interessante partiu o orador para imediatamente encarar as vantagens da microscopia na terapêutica cirúrgica, demonstrando que o curativo de algodão, imaginado pelo Dr. Affondo Guéria, não passa de uma inspiração sugerida pelos estudos micrográficos, quando mostraram no ar das enfermarias o gérmen dos acidentes septicemicos.

Ocupando-se das aplicações da microscopia à medicina legal mostrou o orador os casos em que poderia ela prestar os verdadeiros serviços à justiça.

O orador terminou o seu discurso convidando a mocidade médica para as investigações microscópicas necessárias à elucidação da patogenia das moléstias que nos são peculiares, e lembrando-lhe o exemplo dos ilustrados professores que nas duas faculdades do império, tem brilhantemente concorrido com suas publicações para o progresso da ciência.

O numeroso auditório, em grande parte composto de profissionais, aplaudiu o orador.”.

Localização

- Diário do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Anno 58, n. 226, 15 ago. 1875. P.2-3 (resumo). Capturado em 18 ago. 2025. Online. Disponível na Internet: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/094170_02/33449

Ficha técnica

- Pesquisa: Aline de Souza Araújo França, Ana Carolina de Azevedo Guedes, Mª Rachel Fróes da Fonseca, Yolanda Lopes de Melo da Silva.

- Revisão: Ana Carolina de Azevedo Guedes, Mª Rachel Fróes da Fonseca.

Forma de citação

Conferência Popular da Glória nº 136. Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1970). Capturado em 21 dez.. 2025. Online. Disponível na internet https://dichistoriasaude.coc.fiocruz.br/wiki_dicionario/index.php?curid=717

 


Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1970)
Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz – (http://www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br)