Conferência Popular da Glória nº 206

De Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1970)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Data: 14/10/1876

Orador: Joaquim Monteiro Caminhoá (substituído por Francisco Ribeiro de Mendonça)  

Título: Curso de Botânica Popular VIII     

Aviso, íntegra ou resumo: Resumo

Texto na íntegra

“Realizou-se no dia 14 a 8ª conferência do curso popular de botânica no salão do edifício das escolas da Glória. Por justo impedimento do Dr. Caminhoá substituiu-o na cadeira o Dr. Francisco Ribeiro de Mendonça.

O orador disse que a prelação não podia versar sobre o assunto anunciado, folhas, porque tendo sido convidado na ocasião para ocupar a tribuna, não dispunha de materiais para as demonstrações praticas, sem as quais muito perdia a exposição. Tratou por isso da nutrição nos vegetais.

Estabelecendo a separação dos seres naturais em dois grandes grupos, minerais e orgânicos, justificou a divisão do reino orgânico em animal e vegetal, fundando-se no modo de alimentação. Os animais nutrem-se quase exclusivamente de substâncias orgânicas, ao passo que os vegetais só se alimentam de substâncias minerais, que existem nos meios sólido, líquido ou gasoso onde vivem.

Tratando da absorção pelas raízes, lembrou a constituição histológica das fibras radicais e do espoagiolo; e as forças physicas endosmose e capilaridade; falou da evaporação pelas folhas como podendo concorrer para a absorção.

Ocupou-se em seguida com a circulação, notando que as mesmas forças que determinavam a absorção são as causas da circulação.

Estudou também a nutrição das plantas aquáticas, e a dos vegetais denominados parasitas que dividiu em verdadeiras e falsas. As primeiras merecem esse nome por sugarem dos vegetais a seiva descendente já elaborada. As orquídeas pouco ou nenhum alimento tiram das plantas a que se apegam.

Falou por último no modo por que bromelisceas e outras plantas que vivem em terrenos áridos conservam a vida, mostrando como suas raízes e folhas se prestam a esse fim.

Ao terminar seu instrutivo discurso, o orador foi aplaudido.”.

Localização

- Diário do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Anno 59, n. 282, 18 out. 1876. p.2 (resumo). Capturado em 18 ago. 2025. Online. Disponível na Internet: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/094170_02/35123

Ficha técnica

- Pesquisa: Aline de Souza Araújo França, Ana Carolina de Azevedo Guedes, Mª Rachel Fróes da Fonseca, Yolanda Lopes de Melo da Silva.

- Revisão: Ana Carolina de Azevedo Guedes, Mª Rachel Fróes da Fonseca.

Forma de citação

Conferência Popular da Glória nº 206. Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1970). Capturado em 3 fev.. 2026. Online. Disponível na internet https://dichistoriasaude.coc.fiocruz.br/wiki_dicionario/index.php?curid=787

 


Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1970)
Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz – (http://www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br)