Conferência Popular da Glória nº 276

De Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1970)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Data: 11/05/1879

Orador: Feliciano Pinheiro de Bittencourt

Título: Falsificação de vinhos

Aviso, íntegra ou resumo: Resumo

Texto na íntegra

“Efetuou-se domingo passado, na augusta presença de S. M. o Imperador, a conferencia n. 276, ocupando a tribuna o Sr. Dr. Feliciano Pinheiro de Bittencourt, que tratou deste importante assunto: Falsificações dos vinhos.

Depois de referir-se a sua anterior preleção, em que tratara das bebidas aquosas, tomando para o tipo a água, e das bebidas alcoólicas, tomando para tipo o vinho, cuja composição química apresentará detalhadamente, passou o orador a discutir a importante questão de saber se se o álcool é ou não um alimento, se nutre realmente, ou apenas sustenta sem nutrir.

Disse que sobre este ponto divergem essencialmente as opiniões dos fisiologistas. Assim é que, sustentam que o álcool é um verdadeiro alimento respiratório, outros, baseando-se nas notáveis experiencias de Lallemand, Duroy e Perrin, acreditam que tal substancia não é propriamente um alimento, isto é, afirmam que o álcool apenas opõe-se às perdas orgânicas sustentando sem nutrir.

Os que aceitam a primeira opinião dizem que o álcool logo que é absorvido, e levado à torrente circulatória, combina-se com o oxigênio do sangue, dando em resultado água e ácido carbônico, indo assim ativar as combustões orgânicas, de onde aumento de temperatura, aceleração da circulação, atividade do sistema nervoso, fatos todos que concorrem diretamente para a nutrição.

Os que, pelo contrário, admitem a segunda opinião, sustentam que o álcool não é absorvido, não se decompõe em contato com o oxigênio do sangue, mas atua em natureza, sendo depois eliminado pelas diversas secreções ainda em natureza. E, pois, dizem eles, o álcool exerce uma momentânea ação sobre o sistema nervoso, é um modificador especial deste sistema “produzindo uma excitação geral e simulando a alimentação pelo conforto passageiro que segue-se à sua ingestão.”.

Localização

- Jornal do Commercio. Rio de Janeiro, 17 maio 1879. Anno 58, n 136, p.2 (resumo). Capturado em 04 fev. 2026. Online. Disponível na Internet: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/364568_06/20940

Ficha técnica

- Pesquisa: Aline de Souza Araújo França, Ana Carolina de Azevedo Guedes, Mª Rachel Fróes da Fonseca, Yolanda Lopes de Melo da Silva.

- Revisão: Ana Carolina de Azevedo Guedes, Mª Rachel Fróes da Fonseca. 

Forma de citação

Conferência Popular da Glória nº 276. Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1970). Capturado em 18 fev.. 2026. Online. Disponível na internet https://dichistoriasaude.coc.fiocruz.br/wiki_dicionario/index.php?curid=863

 


Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1970)
Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz – (http://www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br)