Conferência Popular da Glória nº 295
Data: 21/09/1879
Orador: Feliciano Pinheiro de Bittencourt
Título: Eletricidade
Aviso, íntegra ou resumo: Resumo
Texto na íntegra
“Realizou-se domingo passado, na escola pública da Glória, a conferência n. 295, ocupando a tribuna o ilustrado Sr. Dr. Feliciano Pinheiro de Bittencourt, que continuou a tratar deste interessante assunto: - Eletricidade médica ou aplicações terapêuticas deste agente.
O orador, depois de haver ligeiramente recordado o que dissera em sua anterior preleção sobre o histórico da eletricidade, passou a tratar de suas aplicações terapêuticas, mostrando as incontestáveis vantagens desse agente para o tratamento da grande classe das paralisias.
Ocupando-se primeiramente das paralisias de causa cerebral e espinhal, disse que em tais casos o emprego da eletricidade, depois de passado o período agudo da lesão do sistema nervoso central, é de grandes vantagens, senão como meio curativa quando a moléstia é de longa data, ao menos no paliativo.
Disse que em obras especiais a este respeito, como sejam as de Duchenne (de Boulogne); as de Rosenthal, e sobretudo a que se intitula: Molestias do sistema nervoso, de Niemeyer; a obra de Brown “Sequard”, Do diagnóstico e tratamento das paralisias dos membros inferiores; as Lições de clínica, de Remak, etc., encontram-se muitas observações interessantes a respeito do emprego da eletricidade, como recurso terapêutico.
Mas o orador declarou que não é mister ir buscar em livros estrangeiros exemplos deste gênero, quando nas nossas enfermarias constantemente se está empregando a eletricidade, nos casos de lesões do cérebro e da medula, que trazem como consequências paralisas completas, ou incompletas. Citou alguns casos que observou na enfermaria do Dr. Torres Homem, quando o orador cursou o 5º e 6º anos, do emprego das correntes elétricas, dando sempre bons resultados, em doentes vítimas de paralisias, ligadas à lesões profundas do cérebro, ou da medula.
Disse que, depois dos notáveis trabalhos de Duchenne, e sobretudo depois do aparecimento do seu livro intitulado: da eletricidade local e sua aplicação à fisiologia, a terapêutica e a patologia, generalizou-se o emprego desse agente em medicina, de sorte que hoje todos os clínicos dele lançam mão, quando tem falhado outros recursos, que a ciência fornece ao prático experimentado.
Disse que é preciso certo cuidado, certas precauções da parte do médico para que possa tirar toda a vantagem do emprego de tão precioso recurso excitante; é mister deixar que passem todos os fenômenos de irritação, que desapareça o período agudo da afecção, para que se façam sentir os bons efeitos da eletricidade, que no caso contrário será um meio antes prejudicial que benéfico. Se houver ainda fenômenos de irritação, a aplicação da eletricidade em tais casos será inconveniente.
Passou em seguida a demonstrar as vantagens da eletricidade no tratamento das paralisias traumáticas dos nervos mistos; das paralisias astênicas difusas dos convalescentes; no tratamento da paralisia atrófica gordurosa da infância; nas paralisias histéricas; nas reumatismais; nas toxicas, ou resultante de envenenamentos crônicos pelo álcool, pelo chumbo, pelo sulfureto de carbono, etc, fazendo largas considerações a respeito destes pontos.
Prometeu tratar em outra ocasião dos processos por meio dos quais se pode levar a eletricidade aos órgãos internos, e dos aparelhos mais aperfeiçoados, como sejam os de Duchenne, Rumkorff, Dubois Reymoud, Legendre e Morin, etc., terminando assim a sua conferência.
Ao deixar a tribuna foi muito aplaudido pelo auditório, no qual se notavam algumas senhoras.”.
Localização
- Jornal do Commercio. Rio de Janeiro, 23 set. 1879. Anno 58, n. 265, p.2 (resumo). Capturado em 11 fev. 2026. Online. Disponível na Internet: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/364568_06/21796
Ficha técnica
- Pesquisa: Aline de Souza Araújo França, Ana Carolina de Azevedo Guedes, Mª Rachel Fróes da Fonseca, Yolanda Lopes de Melo da Silva.
- Revisão: Ana Carolina de Azevedo Guedes, Mª Rachel Fróes da Fonseca.
Forma de citação
Conferência Popular da Glória nº 295. Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1970). Capturado em 17 fev.. 2026. Online. Disponível na internet https://dichistoriasaude.coc.fiocruz.br/wiki_dicionario/index.php?curid=882
Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1970)
Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz – (http://www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br)