Conferência Popular da Glória nº 506

De Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1970)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Data: 09/08/1885

Orador: Julio Cesar de Moraes Carneiro

Título: A educação literária e seus métodos.

Aviso, íntegra ou resumo: Resumo

Texto na íntegra

“Na augusta presença de S. M. o Imperador e perante numeroso auditório, realizou-se ontem a 506ª conferência popular, ocupando a tribuna o Sr. Dr. Julio Cesar de Moraes Carneiro, que dissertou acerca da educação literária e seus métodos; sustentando que há dois métodos de educação literária: o método cristão e o pagão; que aquele consiste na preponderância do elemento literário que emana dos escritos e obras clássicas do cristianismo; que este consiste no ensino exclusivo, dado à mocidade, da antiguidade grega e romana.

Analisou algumas obras dos padres na Igreja e dos clássicos cristãos, mostrando que o seu ensino é útil sob o ponto de vista social, e vantajoso à erudição sob o ponto de vista literário; entendendo que na reorganização necessária do ensino público deve-se em nosso país consociar a fé com a razão, a ciência com a religião, não deixando preponderar nem o espírito de superstição nem o da incredulidade.

O orador recebeu muitos aplausos quando terminou.”.

Localização

- Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, Anno 64, n.221, p.1, 10 agos. 1885 (resumo). Capturado em 02 maio 2026. Online. Disponível na Internet: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/364568_07/13459

Ficha técnica

- Pesquisa: Aline de Souza Araújo França, Ana Carolina de Azevedo Guedes, Mª Rachel Fróes da Fonseca, Yolanda Lopes de Melo da Silva.

- Revisão: Ana Carolina de Azevedo Guedes, Mª Rachel Fróes da Fonseca.

Forma de citação

Conferência Popular da Glória nº 506. Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1970). Capturado em 19 mai.. 2026. Online. Disponível na internet https://dichistoriasaude.coc.fiocruz.br/wiki_dicionario/index.php?curid=1120

 


Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1970)
Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz – (http://www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br)